PUBLICIDADE

Globo transmite Copa do Mundo de Beach Soccer com Maestro Junior e Everaldo Marques; veja datas

Ex-jogador da modalidade, Paulo Sérgio completa o time de transmissão do torneio que tem pontapé inicial nesta sexta-feira

20 ago 2021 11h28
ver comentários
Publicidade

Maior vencedor da história da Copa do Mundo de Futebol de Areia, com 15 títulos - cinco desde que a Fifa assumiu a organização da competição - o Brasil inicia a caminhada em busca de mais uma taça. A estreia na edição disputada em Moscou, na Rússia, é nesta sexta-feira, dia 20, contra a Suíça.

Junior alavancou o Beach Soccer e conquistou seis copas do mundo com a Seleção Foto: Reprodução)
Junior alavancou o Beach Soccer e conquistou seis copas do mundo com a Seleção Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

Comentarista da TV Globo, Junior conhece bem a importância da competição e seus desafios: como jogador, foi campeão do mundo por seis vezes. Ele estará na transmissão da TV Globo, ao lado do narrador Everaldo Marques e de Paulo Sérgio. No SporTV, a narração é de Clayton Carvalho e os comentários, de Robertinho Vilela.

Maestro Júnior foi jogador de Beach Soccer de 1994 a 2001. Ele falou um pouco sobre essa oportunidade de continuar ampliando a visibilidade do torneio, desta vez, como comentarista.

O que mudou no futebol de areia do início das disputas profissionais até hoje?

- O jogo teve uma mudança grande em relação ao início, em 1993, e ao primeiro Mundial, realizado dois anos depois. Antigamente, era baseado na parte técnica, e hoje tem bastante coisa ligada à parte física. A versatilidade dos jogadores é algo que mudou bastante também. Hoje é impossível ter um jogador que exerça apenas uma função, já que é preciso defender e atacar com o mesmo equilíbrio. As regras também mudaram. Antes, o goleiro poderia ficar fora da área por quanto tempo quisesse, agora tem apenas quatro segundos para colocar a bola em jogo. Com isso, o jogo tende a ficar muito mais rápido e dinâmico, e pode favorecer a seleção brasileira, por ser um time leve e com ótimo poder de finalização.

Qual é a importância do futebol de areia e do Mundial no cenário esportivo internacional?

- A modalidade já está consolidada em todos os cenários. Atualmente temos o Campeonato Europeu e competições nacionais muito disputadas em grandes centros, como Itália, Rússia, Portugal e Espanha. Automaticamente suas seleções ficaram fortes. A hegemonia da seleção brasileira vai continuar, mesmo não tendo um calendário tão forte quanto o dos europeus, porque temos uma fábrica inesgotável de talentos que jogam na areia. Principalmente na região Nordeste, por conta das praias e da prática constante da modalidade.

O que podemos esperar da estreia da seleção brasileira diante da Suíça?

- A seleção suíça, assim como a maioria das seleções, evoluiu bastante. Conta com o comando do Angelo Schirinzi, técnico do Crystal, da Rússia, atual campeão europeu e time dos brasileiros Datinha, Mauricinho e Rodrigo, que integram a seleção. O goleiro suíço Elliot trabalha muito bem com os pés e é quem organiza a equipe. O craque suíço é o camisa 10 Ott, finalizador e muito dinâmico, mas que vem de uma contusão grave no joelho esquerdo. A defesa tem um jogador muito interessante também, o Borer, que chuta muito bem de longa distância; e o incansável Stankovic, centroavante que usa bem o corpo e tem muita qualidade técnica.

E o Brasil?

O Brasil manteve a base dos últimos seis anos, sempre com o Gilberto Costa no comando e jogadores como o Mão, Rafa Padilha, Catarinho, Datinha, Rodrigo, Mauricinho, Felipe e Lucão. Como novidades, o goleiro Bobô, do Maranhão, e dois jogadores de defesa muito bons, Antônio e Luis Henrique. Na frente, dois nomes do Rio Grande do Norte, o Edson Hulk e o Alisson que, com 23 anos, é o mais jovem da equipe. Vale ficar de olho no Mauricinho, que é o melhor jogador desta seleção há bastante tempo.

O Brasil é o maior vencedor da história da competição. Chega como favorito? Quais os principais adversários?

- A seleção brasileira será sempre uma das favoritas para a conquista do título, mas não podemos esquecer os russos, que jogarão em casa; os atuais campeões portugueses; a Espanha e a Itália. Levo muita fé nesta equipe, principalmente pela manutenção da base e a chegada de alguns jogadores jovens. Vamos torcer para que a seleção brasileira faça um excelente Mundial.

Como vai ser estar ao lado de Everaldo Marques e do Paulo Sérgio, seu parceiro de tantos jogos, na transmissão da estreia do Brasil?

- Sempre um prazer estar ao lado do meu amigo Paulo Sérgio, que foi um dos que começaram comigo a difundir essa modalidade. Hoje temos o maior orgulho e satisfação de ver que o futebol de areia virou uma febre no Brasil. E tenho certeza que o Everaldo Marques vai falar pelo menos um "Você é Ridículo!" durante essa transmissão. E que seja para jogadores brasileiros!

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE AREIA

Fase de grupos

Sexta-feira, 20/8

13h - Portugal x Omã - SporTV2

14h30 - Brasil x Suíça - TV Globo, SporTV

Domingo, 22/8

13h - Brasil x El Salvador - TV Globo, SporTV

14h30 - Portugal x Senegal - SporTV3

Terça-feira, 24/8

13h - Uruguai x Portugal - SporTV2

14h30 - Brasil x Bielorússia - TV Globo, SporTV

Lance!
Publicidade
Publicidade