Ginasta sofre fratura, e torneio é adiado por falta de ambulância
Um acidente de um atleta e a falha da organização da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) forçou o adiamento do Campeonato Brasileiro Juvenil, que seria realizado neste sábado em Aracaju, no Sergipe. Leonardo Finatti, 17 anos, sofreu uma fratura exposta durante o aquecimento pela manhã e precisou ser socorrido por fisioterapeutas - não havia ambulância e nem médicos no local. As equipes, por precaução, paralisaram a competição, que foi remarcada para o domingo.
Leonardo, da equipe Mesc, de São Bernardo do Campo (SP), estava se exercitando na barra durante o aquecimento. O corpo do atleta, porém, ficou enroscado no aparelho. Na rotação, o osso do rádio da ulna, no antebraço esquerdo, acabou sofrendo a fratura. Faltavam cinco minutos para o final do aquecimento e o início da competição. A competição masculina estava programada para começar às 9h20 (de Brasília), enquanto a feminina teria início às 14h45.
"A ambulância foi na quarta, na quinta e na sexta-feira, mas hoje não estava no local", explicou Fernando Lopes, técnico da equipe da Mesc. O treinador adotou o tom conciliatório e evitou bater de frente com a CBG. "A Confederação, em nome da presidente Luciene Resende, entrou em contato comigo e deu o subsídio para o garoto. A Confederação está dando todo o conforto para a gente, andando para cima e para baixo com médicos", amenizou.
A CBG, que anunciou em seu site oficial a realização do torneio e a participação de atletas da Seleção Brasileira Juvenil - além das presenças de Daniele Hypolito e Letícia Costa, da equipe principal, para treinamentos e avaliação -, foi procurada pelo Terra para esclarecer o acidente de Finatti e a ausência de médicos e ambulâncias na competição. As ligações para a sede da entidade em Aracaju (SE) e para a assessoria de imprensa em Santo André (SP) não foram atendidas.