PUBLICIDADE

Ginástica

Brasil formaliza candidatura para sediar Mundial de Ginástica Rítmica de 2025

14 nov 2023 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil pleiteia ser a sede do Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. A candidatura do país foi protocolada pela Confederação Brasileira de Ginástica junto à Federação Internacional de Ginástica (FIG) nesta terça-feira e recebeu o apoio do Governo Federal , por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria Geral da Presidência, representados pelos titulares das respectivas pastas, André Fufuca e Márcio Macedo. O evento está previsto para iniciar em agosto de 2025.

Foto: ( Ronaldo Caldas) / Gazeta Esportiva

"Acreditamos que a solicitação brasileira sensibilizará a FIG. Somos um país enorme, com grande peso internacional e mais de 200 milhões de habitantes. O Brasil está cada vez mais apaixonado pela Ginástica Rítmica, modalidade que se consagrou como a mais vitoriosa do país nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, à frente dos demais esportes olímpicos no quadro de medalhas do Time Brasil. Além disso, a presença brasileira nos pódios nas etapas de Copas do Mundo tem se tornado cada vez mais frequente. Observamos grande admiração pelo nosso progresso na modalidade em todo o mundo. Diante disso, tenho a expectativa de que a FIG olhe com carinho para o nosso pedido", afirma Luciene Resende, presidente da CBG.

A líder da Ginástica Brasileira destaca a importância da realização desse grande evento, considerando os avanços proporcionados por sua gestão à frente da CBG. "Realizamos, em nossa gestão, Sul-Americanos, Pan-Americanos e etapas de Copas do Mundo. Falta um Campeonato Mundial, e agora acreditamos que poderemos marcar esse item em nossa lista. Alcançamos nossos objetivos e metas na Ginástica, com conquistas de medalhas de ouro em Mundiais e nos Jogos Olímpicos. Ter a oportunidade de sediar um Campeonato Mundial no Brasil seria histórico não apenas para o nosso país, mas também para toda a América do Sul".

Luciene, naturalmente, agradeceu o apoio do Governo Federal. "Ter um Mundial de GR no nosso país é um sonho. Estamos muito perto de realizá-lo, graças ao apoio incondicional do Ministério do Esporte e da Secretaria Geral da Presidência; sem esse apoio, nosso sonho de realizar o Mundial seria impossível."

A expectativa pela aprovação do pleito aumenta ao observarmos alguns números. Ao longo de 40 edições do Mundial, a Europa foi palco do evento em nada menos do que 34 dessas ocasiões. Em segundo lugar, mas muito distante na quantidade de eventos realizados está a Ásia, com quatro. A América do Sul, até o momento, nunca sediou uma edição do evento.

Para André Fufuca, Ministro do Esporte, que entregou a Declaração Governamental de Apoio, o dia 14 de novembro de 2023 é, desde já, um marco. "Hoje é um dia histórico para o esporte brasileiro, em especial para a Ginástica Rítmica. Estamos anunciando aqui, com apoio do Ministério do Esporte para as garantias que darão ao Brasil o direito de ser sede do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. Esse campeonato nós queremos trazer para a Cidade Maravilhosa, a cidade do Rio de Janeiro, para mostrar ao Brasil e ao mundo a capacidade e a qualidade e técnicas das nossas ginastas. O Brasil deu show nos Jogos Pan-Americanos e em todas as competições das quais tem participado, e não será diferente aqui em nossa casa".

Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, afirmou hoje, no Ministério do Esporte, que o Ministro Fufuca assinou uma carta de apoio para que o Brasil possa realizar o Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. 'Essas meninas, que treinam em Sergipe, meu estado, formam uma geração vitoriosa, que representa o Brasil e eleva o nosso país ao mais alto patamar em nosso planeta. Essas meninas merecem se apresentar em seu país, e é por isso que será viabilizada a realização desse evento grandioso em nossa terra."

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade