10 eventos ao vivo

United defende vantagem no tradicional fim de ano de futebol na Inglaterra

25 dez 2012
16h25
atualizado às 16h25

Vencedor do primeiro turno, o Manchester United chega para a 19ª rodada do Campeonato Inglês, que será disputada quase em sua totalidade nesta quarta-feira, com quatro pontos de vantagem na liderança, já que o time não tem garantido o lugar no topo da tabela sequer para os próximos sete dias.

Os 'Diabos Vermelhos' somam 43 pontos, contra 39 do Manchester City vantagem ameaçada pelas tradicionais três rodadas de fim de ano da 'Premier League', a única entre as grandes ligas que não para para as festas de dezembro.

O dia 26, tradicionalmente conhecido como 'Boxing Day', por ser a data em que os empregados e as pessoas mais pobres recebem em uma caixa presentes dados pelos patrões, também é marcado no Reino Unido por ter uma rodada do campeonato nacional.

O United vem de um tropeço em casa no último domingo, o empate em 1 a 1 com o Swansea. A tentativa de recuperação também acontecerá em Old Trafford, desta vez contra o Newcastle.

Rebaixada em 2009, a equipe do técnico Alan Pardew não faz uma boa campanha e ocupa apenas a 14ª colocação. Contudo, a vitória do último sábado por 1 a 0 sobre o Queens Park Rangers permitiu que o time abrisse cinco pontos de frente para o Wigan, primeiro time na zona da degola.

O Manchester City, por sua vez, visitará ao Sunderland, que só ganhou dois de seus oito jogos como mandante. Inconstante, o grupo de Roberto Mancini foi eliminado da Liga dos Campeões e agora vê no Inglês a chance de salvar a temporada.

Prova dessa instabilidade foi a partida contra o lanterna do torneio, o Reading, na última rodada. Os 'Citizens' até atacaram mais, mas foram pouco eficientes. O gol salvador, que proporcionou o triunfo por 1 a 0, aconteceu apenas nos acréscimos da etapa final.

Outro que vê o Inglês como salvação é o Chelsea. Eliminado da Liga dos Campeões e derrotado pelo Corinthians na final do Mundial de Clubes, o time londrino ainda disputa a Liga Europa, torneio que, entretanto, é pouco valorizado na Inglaterra.

Depois da queda no Japão, os 'Blues' atropelaram o Aston Villa no último domingo com uma vitória por 8 a 0 no estádio Stamford Bridge e chegaram a 32 pontos, 11 a menos que o United.

Na tentativa de diminuir essa diferença, a equipe dirigida por Rafa Benítez visitará o Norwich, que venceu três de suas quatro últimas partidas e ocupa a décima colocação.

O Chelsea é apenas um dos vários postulantes ao terceiro lugar, numa lista que inclui Arsenal, Everton, Tottenham e West Bromwich, com 30 pontos cada. Em quarto, os 'Gunners' tiveram seu duelo com o West Ham, no estádio Emirates, adiado para janeiro devido à greve do metrô em Londres.

O Everton, quinto colovcado, jogará contra o Wigan no campo do adversário, enquanto o WBA, em sétimo, medirá forças com o Queens Park Rangers, vice-lanterna.

Já os 'Spurs', em sexto, não passou de um empate sem gols com o Stoke em seu último compromisso, diante do Stoke City, terão o Aston Villa pela frente, no Villa Park.

Justamente o Stoke será o adversário do Liverpool, que levou a melhor em três de seus últimos quatro jogos e já começa a sonhar com uma vaga nas competições continentais. Steven Gerrard e companhia estão na oitava colocação, com 25 pontos.

Programação da 19ª rodada do Campeonato Inglês:.

Quarta-feira.

Everton - Wigan.

Fulham - Southampton.

Manchester United - Newcastle.

Norwich - Chelsea.

Queens Park Rangers - West Bromwich.

Reading - Swansea.

Sunderland - Manchester City.

Aston Villa - Tottenham.

Stoke City - Liverpool.

EFE   
publicidade