Uefa exclui Metalist Kharkiv da Liga dos Campeões
O clube ucraniano Metalist Kharkiv foi excluído das competições da Uefa desta temporada por ligação com um escândalo de manipulação de resultados na Ucrânia, informou nesta quarta-feira o Comitê de Apelação (QUAL) do organismo europeu em seu site.
"O QUAL analisou cuidadosamente as declarações e os documentos facilitados pelo clube, assim como as declarações e documentos emitidos pelo Inspetor Disciplinar da Uefa, chegando a seguinte decisão: O FC Metalist Kharkov está excluído das competições da Uefa durante a temporada 2013/2014", diz o comunicado.
A decisão sobre o clube ucraniano foi anunciada "após os procedimentos disciplinares abertos contra o FC Metalist Kharkiv, segundo os Artigos 2.04g, 2.05 e 2.10 do Regulamento da Liga dos Campeões 2013/2014, em relação com os critérios de admissão para a participação nas competições Uefa".
A nota acrescenta que o clube tem agora a possibilidade de apelar da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Por sua vez, o Painel de Emergência da Uefa, formado por cinco membros do Comitê Executivo da Uefa, terá nesta quarta-feira uma reunião para considerar as consequências que esta decisão terá na competição.
A Federação de Futebol da Ucrânia puniu o Metalist e o Karpati em 2010 por combinação de resultado em uma partida oficial e retirou do clube de Kharkiv o terceiro lugar conquistado no torneio nacional na temporada 2007/2008, tirando nove pontos dos dois clubes.
Mais tarde, o QUAL anulou a retirada dos pontos, mas multou as equipes em US$ 25 mil cada.
O Metalist venceu na quinta-feira passada a partida contra o grego PAOK pela Liga dos Campeões e agora, na última rodada para chegar à chave principal da competição, esperava enfrentar o alemão Schalke 04.