Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STJD suspende Ramon Abatti e VAR de São Paulo e Palmeiras

Árbitro Fifa foi afastado pelos erros cometidos no clássico, válido pela 27ª rodada do Brasileirão

19 nov 2025 - 15h01
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
STJD suspendeu por 40 dias o árbitro Ramon Abatti Abel e o responsável pelo VAR, Ilbert Estevam, pelos erros na partida São Paulo x Palmeiras pela 27ª rodada do Brasileirão, vencida pelo Palmeiras por 3 a 2.
O árbitro Ramon Abatti Abel durante partida entre São Paulo e Palmeiras no estádio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025.
O árbitro Ramon Abatti Abel durante partida entre São Paulo e Palmeiras no estádio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025.
Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu por 40 dias o árbitro Ramon Abatti Abel e o responsável pelo VAR, Ilbert Estevam, devido à atuação no clássico São Paulo e Palmeiras, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

A punição acabou sendo definida nesta quarta-feira, 19, após julgamento que analisou falhas em jogadas consideradas determinantes para o andamento da partida, disputada no início de outubro e vencida pelo Palmeiras por 3 a 2. 

Os lances que mais geraram a revolta dos são-paulinos aconteceram no começo do segundo tempo, ainda com o Tricolor vencendo por 2 a 0. Primeiro, aos seis minutos, Alan derrubou Gonzalo Tapia com um carrinho dentro da área. Os jogadores da casa pediram pênalti, mas nada foi marcado.

Poucos minutos depois, aos nove, Andreas Pereira atingiu a canela de Marcos Antônio com a sola da chuteira em bola dividida perto do meio de campo. O pedido foi por vermelho para o jogador palmeirense, que recebeu apenas o amarelo.

De acordo com o órgão, Abatti Abel e Estevam da Silva infringiram o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da omissão no cumprimento das regras do jogo.

Embora tenha sido suspenso, Ramon está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. O catarinense começou a apitar profissionalmente em 2017. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade