Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Senegal marca na prorrogação e conquista a Copa Africana

18 jan 2026 - 19h04
Compartilhar
Exibir comentários

Senegal e Marrocos decidiram o título da Copa Africana de Nações, neste domingo, 18, no Estádio Prince Moulay Abdellah, em Rabat, no Marrocos. Na prorrogação, a seleção senegalesa venceu por 1 a 0, com gol de Pape Gueye.

Senegal conquistou seu segundo título da Copa Africana de Nações
Senegal conquistou seu segundo título da Copa Africana de Nações
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

Assim, Senegal conquistou o título da Copa Africana de Nações pela segunda vez em sua história (2021 e 2026). Ao longo da campanha, os senegaleses eliminaram o Sudão (1 a 0), Mali (1 a 0) e Egito.

Por outro lado, o Marrocos desperdiçou a chance de ser campeão dentro de casa. A seleção marroquina levantou o título pela última vez em 1976.

Ainda neste domingo, Egito e Nigéria fizeram a disputa pelo terceiro lugar. Nos pênaltis, após empate em 0 a 0, a seleção nigeriana venceu por 4 a 2 e garantiu uma vaga no pódio.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

A vitória de Senegal

Senegal criou as melhores chances de gol da primeira etapa. Logo aos quatro minutos de jogo, após cobrança de escanteio, o lateral esquerdo Malick Diouf apareceu na segunda trave, cabeceou, mas parou em grande defesa do goleiro Bono.

Aos 37, Iliman Ndiaye recebeu livre na ponta direita, invadiu a área e bateu cruzado. Bono desviou com o pé e mandou a bola pela linha de fundo.

A primeira grande chance de Marrocos saiu aos 12 minutos do segundo tempo. El Khannouss recebeu na ponta direita e cruzou na medida para o centroavante Ayoub El Kaabi, que mandou a bola para fora e desperdiçou a oportunidade.

Nos acréscimos, Malick Diouf derrubou Brahim Díaz dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro anotou pênalti para a seleção marroquina. Revoltados com a decisão da arbitragem, os jogadores de Senegal desceram para o vestiário.

Depois de uma paralisação de quase 20 minutos, o capitão Sadio Mané chamou seus companheiros de volta para o gramado. O próprio Brahim Díaz foi o responsável pela cobrança, mas bateu de cavadinha e facilitou a defesa do goleiro Edouard Mendy, aos 67 minutos.

Prorrogação

A seleção de Senegal marcou o gol do título logo aos três minutos do primeiro tempo da prorrogação. Mané roubou a bola no campo de defesa e saiu em rápida jogada de contra-ataque. Pape Gueye recebeu de Idrissa Gueye na esquerda, dividiu com Hakimi e bateu no ângulo, sem chances para Bono.

No segundo tempo, aos dois minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro marroquino Nayef Aguerd subiu mais que a defesa e mandou a bola no travessão.

Senegal ainda desperdiçou uma oportunidade de ouro para matar o jogo, logo na sequência. Ismaila Sarr fez uma grande jogada pelo lado direito e acionou Cherif Ndiaye. O atacante finalizou, mas parou em grande defesa de Bono. Ele ainda teve mais uma chance no rebote, mas chutou para fora, aos cinco.

Sportbuzz
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade