São Paulo tem mais torneios de beach tennis que todo os EUA
Brasil sediou 180 torneios da ITF em 2025, mais do que centros europeus da modalidade, como Itália e Espanha
O beach tennis vive um momento de forte expansão global, e o Brasil se consolida como uma das maiores potências da modalidade. Dentro desse cenário, São Paulo assume papel de absoluto protagonismo: em 2025, o estado liderou o ranking nacional de torneios da International Tennis Federation (ITF), com 49 eventos oficiais realizados, número quase três vezes maior do que o do Paraná, segundo colocado na lista.
Ao todo, o Brasil sediou 180 torneios ITF de Beach Tennis em 2025, superando tradicionais centros europeus da modalidade, como Itália (145), Espanha (98) e França (72). O dado chama ainda mais atenção quando analisado isoladamente: São Paulo, sozinho, recebeu mais torneios do que todos os Estados Unidos da América (EUA), que tiveram 45 eventos da ITF no mesmo período.
"O Brasil já é reconhecido como potência mundial no Beach Tennis, e São Paulo é o motor dessa força. Nenhum outro estado ou região no mundo concentra tantos torneios internacionais como São Paulo", afirma Danilo Gaino, presidente da Federação Paulista de Tênis.
Além da liderança absoluta em número de eventos, São Paulo também se destaca como o maior gerador de pontuação internacional do Beach Tennis em 2025. O estado disponibilizou, somente em 2025, mais de 5.950 pontos mínimos no ranking ITF, fator decisivo para o desenvolvimento de atletas, fortalecimento do circuito profissional e atração de jogadores do Brasil e do exterior.
Na divisão por estados brasileiros, o ranking de torneios ITF em 2025 é liderado por São Paulo (49), seguido por Paraná (18), Minas Gerais (15), Rio Grande do Sul (9) e Santa Catarina (9). O estado paulista responde por 49% de todos os torneios ITF realizados no país no ano passado.
"Ter quase metade de todos os torneios do Brasil concentrados em um único estado mostra a força da estrutura, da organização e do ecossistema que São Paulo construiu em torno do beach tennis. A Federação Paulista de Tênis é referência nacional e internacional na realização de grandes eventos desse esporte. Além das competições, investimos na formação de novos atletas, técnicos e árbitros, o que fortalece o beach tennis como um todo", completa Danilo Gaino.
Em 2025, se somadas as disputas estaduais, nacionais e internacionais, a FPT promoveu 114 torneios de beach tennis, além de ter vencido a Copa das Federações na modalidade.