Saiba quem é Gianluca Prestianni, jogador acusado de racismo por Vini Jr.
Argentino teria chamado o brasileiro de ‘macaco’
Autor do gol da vitória do Real Madrid sobre o Benfica e craque da partida válida pelos playoffs da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, 17, Vinicius Júnior não pôde comemorar como deveria. Mais uma vez o brasileiro foi alvo de racismo em um jogo na Europa, desta vez no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Depois de marcar um golaço, Vini foi até a bandeirinha de escanteio para comemorar, o que causou a revolta dos torcedores do time português e protestos dos jogadores rivais, entre eles o argentino Gianluca Prestianni, a quem o brasileiro acusou de ofensas racistas. Após ouvir o relato do camisa 7, o árbitro francês Benoît Bastien chamou os capitães de ambas as equipes e ativou o protocolo antirracismo, paralisando a partida por alguns minutos.
Quem é Prestianni
Revelado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, Gianluca Prestianni foi eleito pelo jornal inglês The Guardian, em 2023, como um dos melhores jogadores do mundo nascidos em 2006. Em dezembro daquele ano, ele foi contratado pelo valor de 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões). Ele, no entanto, teve pouco espaço nas duas primeiras temporadas.
Chamado pela imprensa argentina de “herdeiro de Di María” e um dos candidatos a substituir Lionel Messi na seleção argentina, o jogador chegou a ser alvo de interesse do River Plate, mas as negociações não foram para frente.
A temporada 2025/2026 marcou uma mudança na carreira de Prestianni. No ano passado, ele foi vice-campeão do Mundial Sub-20, perdendo a final para Marrocos, e estreando pela seleção principal dias depois. Sob o comando de José Mourinho, ele começou a ganhar mais espaço no Benfica, já são 29 partidas, com dois gols marcados e uma assistência.
No jogo desta terça, ele saiu aplaudido pela torcida benfiquista ao ser substituído aos 35 minutos do segundo tempo.