Quem pode se classificar à Copa do Mundo de 2026 hoje? Veja cenários e seleções
Ásia e África definem últimas vagas direta ao Mundial nesta terça-feira, enquanto Europa pode ter primeiras equipes garantidas
A Copa do Mundo de 2026 terá após esta terça-feira, mais da metade das 48 vagas já conhecidas. Com 22 seleções classificadas, esse número será obrigatoriamente expandido para, no mínimo, 27, com a rodada final das Eliminatórias da África e da Ásia, e a Europa também pode definir outras equipes na disputa.
Nessa terça-feira, Cabo Verde, pequeno arquipélago a oeste da África, conquistou a vaga nas Eliminatórias ao derrotar Eswatini. O país conta com cerca de 500 mil habitantes e disputará pela primeira vez a Copa do Mundo. Além dos cabo-verdianos, Jordânia e Uzbequistão, ambos na Ásia, também estrearão na competição da Fifa no próximo ano.
O Estadão mostra a seguir quais seleções podem se classificar nesta terça-feira e os cenários necessários para tal. Apenas a Confederação da América do Norte, Central e Caribe terá de aguardar até novembro para conhecer seus primeiros representantes das vagas das Eliminatórias, já que Canadá, EUA e México estão garantidos por serem sedes do torneio.
Favoritos e possíveis estreantes na África
Das nove vagas do continente africano, seis já estão preenchidas por Argélia, Cabo Verde, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. As três remanescentes serão conhecidas, obrigatoriamente, nesta terça-feira.
Nessa disputa pelas últimas passagens para a Copa do Mundo, estão algumas favoritas e possíveis estreantes. Costa do Marfim e Senegal, líderes de seus respectivos grupos precisam de simples vitórias contra Quênia e Mauritânia, respectivamente. Na cola, Gabão e República Democrática do Congo torcem por um tropeço dos rivais para "roubar" a classificação na última rodada.
Gabão conseguiu uma sobrevida na última rodada ao derrotar a Gâmbia, de virada, por 4 a 3 — todos os gols marcados por Aubameyang. O craque não poderá, no entanto, estar presente na partida decisiva contra Burundi, em busca da classificação inédita, por ter sido expulso no último compromisso.
A República Democrática do Congo, por sua vez, não disputa uma Copa do Mundo desde 1974, quando ainda era conhecida como Zaire. Na ocasião, enfrentou o Brasil na primeira fase, quando foi derrotada por 3 a 0. Agora, para avançar, tem de secar Senegal e derrotar o Sudão.
A última vaga sairá do Grupo C, que se desenhou em um "grupo da morte" ao longo das Eliminatórias. Benim, África do Sul e Nigéria chegaram à última rodada com chances de classificação. Líder, Benim busca uma classificação inédita, e precisa derrotar a Nigéria, fora de casa. Os sul-africanos, que não disputam o Mundial desde 2010, quando foram sede, precisam de tropeços dos rivais e uma vitória contra Ruanda.
Definições de vaga na Ásia
Depois de uma pausa nas Eliminatórias, as duas últimas vagas direta da Ásia serão definidas nesta terça-feira, na quarta fase de disputas. Nesta rodada, as seis seleções ainda vivas na repescagem foram divididas em dois grupos. Obrigatoriamente, as últimas classificadas ao Mundial sairão nesta Data Fifa. Duas partidas movimentam a rodada: Emirados Árabes Unidos x Catar e Arábia Saudita x Iraque.
No Grupo A, os Emirados Árabes Unidos precisam apenas de um empate para conquistar a vaga na Copa do Mundo, enquanto o Catar, que joga em casa, tem de vencer. Do outro lado, cenário semelhante: Arábia Saudita joga para somar um ponto e o Iraque, que busca sua primeira classificação desde 1986, busca a vitória.
Primeiras vagas na Europa
Depois de França e Suíça desperdiçarem as chances de se classificarem para a Copa do Mundo, Inglaterra e Portugal chegam nesta quarta-feira com possibilidade de conquistar a vaga.
A missão dos ingleses é teoricamente mais fácil, já que basta derrotar a Letônia, fora de casa, sem precisar de quaisquer outros resultados. Já para os portugueses, que derrotaram a Irlanda no fim de semana, é necessário um triunfo sobre a Hungria e um tropeço da Armênia diante dos irlandeses.
Quais seleções já se classificaram para a Copa do Mundo de 2026?
- Argélia (África)
- Argentina (América do Sul)
- Austrália (Ásia)
- Brasil (América do Sul)
- Cabo Verde (África)
- Canadá (país-sede)
- Colômbia (América do Sul)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Egito (África)
- Equador (América do Sul)
- EUA (país-sede)
- Gana (África)
- Irã (Ásia)
- Japão (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Marrocos (África)
- México (país-sede)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Paraguai (América do Sul)
- Tunísia (África)
- Uruguai (América do Sul)
- Uzbequistão (Ásia)