Script = https://s1.trrsf.com/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol

Publicidade

Por que jogo no Uruguai teve cartões exibidos em celular?

Confronto entre Nacional e Rentistas pela copa nacional marca a estreia da tecnologia nos gramados

16 out 2026 - 16h19
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Em partida da Copa do Uruguai, o árbitro Eduardo Varela estreou o uso de cartões virtuais exibidos por um dispositivo similar a um celular. A tecnologia, fruto de parceria entre a AUF e uma empresa privada, funciona sem internet e permite registrar gols, cartões e substituições em tempo real para otimizar a burocracia do pós-jogo. A inovação ocorreu na vitória do Nacional por 3 a 0 sobre o Rentistas, que garantiu o clube de Montevidéu nas quartas de final da competição.

Nacional e Rentistas entraram em campo pela Copa do Uruguai nesta quinta-feira, 15, em partida que contou com a implementação de uma nova tecnologia. O árbitro Eduardo Varela mostrou, pela primeira vez, cartões virtuais aos jogadores de ambas as equipes.

O dispositivo é semelhante a um celular e não precisa de conexão com a internet para funcionar. A arbitragem pode registrar outros eventos do jogo diretamente no aparelho, como gols e substituições, o que facilita o trabalho burocrático posterior ao apito final.

"Fizemos alguns testes no estádio do Defensor e tivemos alguns problemas relacionados à luminosidade. Isso melhora a parte administrativa do trabalho do árbitro, inclusive nas categorias de base", explicou Marcelo De León, presidente da Associação Uruguaia de Árbitros de Futebol (AUDAF), em entrevista à rádio El Espectador.

Árbitro Eduardo Varela mostrando o cartão amarelo virtual na partida entre Nacional e Rentistas pela Copa Uruguai
Árbitro Eduardo Varela mostrando o cartão amarelo virtual na partida entre Nacional e Rentistas pela Copa Uruguai
Foto: Reprodução/DSPORTS / Estadão

Na marca de 12 minutos, o primeiro amarelo virtual foi mostrado para Juan Pablo Plada, do Rentistas, por falta sobre Maximiliano Silvera, do Nacional. Eduardo Varela ainda apresentou cartões para outros dois atletas e para um integrante da comissão do técnico Omar Asad.

"Trata-se de um projeto integrado da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) com uma empresa privada, para que as informações cheguem em tempo real ao sistema COMET e ao sistema da AUF e, futuramente, também à imprensa, de forma integrada. A tecnologia não tem limites", finalizou De León.

Dentro dos gramados, o clube tricampeão da Libertadores venceu por 3 a 0, com gols de Agustín Dos Santos, Tomás Viera e Rubén Botta, e avançou às quartas de final do torneio. O duelo ocorreu no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra