Pior seleção do mundo faz história e se credencia para disputar a Copa do Mundo de 2026
San Marino vence Liechtenstein por 3 a 1 e sobe para a Liga C da Liga das Nações
San Marino viveu uma tarde memorável nesta segunda-feira, 18. A seleção, que ocupa a última posição no ranking da Fifa, venceu Liechtenstein por 3 a 1 e conquistou seu primeiro triunfo fora de casa. Além disso, os três pontos renderam à equipe a primeira posição do Grupo 1 da Liga D da Liga das Nações e, com isso, San Marino garantiu o acesso à Liga C.
Durante as quatro partidas da competição, San Marino venceu duas, empatou uma e perdeu uma. A primeira vitória veio na estreia, por 1 a 0, jogando em casa, contra Liechtenstein, em setembro. Antes dessa partida a seleção não vencia há 20 anos. Na sequência San Marino perdeu por 1 a 0 para Gibraltar fora de casa, e empatou com essa mesma seleção, ao lado de sua torcida, por 1 a 1.
Para garantir o acesso à Liga C, a seleção de San Marino precisava vencer nesta segunda-feira, mas a missão era difícil, já que o time nunca tinha ganhado fora de casa. A vitória veio de virada, no segundo tempo, e com mais uma marca histórica: foi a primeira vez que a seleção marcou três gols em uma partida.
Os feitos históricos não param por aí. Com o acesso à Liga C da Liga das Nações San Marino tem chances de disputar a repescagem das Eliminatórias da Europa da Copa do Mundo de 2026. Com o aumento de seleções para a Copa de 2026 (de 32 para 48), a Europa ganhou mais três vagas (de 13 para 16). Algumas dessas vagas já vão ser preenchidas com a Liga das Nações. Isso pode abrir espaço para que seleções menores, como San Marino, tenham a chance de disputar uma vaga na Copa do Mundo de 2026.