O que a seleção brasileira precisa fazer para se classificar hoje para a Copa do Mundo 2026
Vitória contra o Paraguai e derrota da Venezuela em Montevidéu, diante do Uruguai, garantem a vaga para o Brasil
A seleção brasileira entra em campo nesta terça-feira, às 21h45, na Neo Química Arena, para o segundo jogo sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, contra o Paraguai, pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, e pode garantir a classificação com duas rodadas de antecedência.
No quarto lugar, com 22 pontos, o Brasil precisa de uma vitória simples diante dos paraguaios, combinada com uma derrota da Venezuela, para carimbar o passaporte para o torneio da América do Norte. Até o momento, apenas a Argentina está garantida pela América do Sul.
Mais cedo, nesta terça-feira, o Uruguai venceu a Venezuela por 2 a 0, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Com a vitória, os uruguaios chegaram aos 24 pontos, enquanto os venezuelanos permaneceram com 18 pontos, na zona da repescagem. Se o Brasil vencer o Paraguai, não poderá mais ser alcançado pela Venezuela.
Se não vencer, o Brasil não terá chances de classificação nesta Data Fifa. Uma derrota, somada a outros resultados, pode fazer com que a seleção chegue às duas rodadas finais na sexta posição, última colocação que garante vaga direta na Copa.
A última Data Fifa das Eliminatórias será disputada em setembro, quando o Brasil enfrentará o Chile, em casa, e a Bolívia, fora, possivelmente lidando com a forte altitude de El Alto.
Para o duelo desta terça-feira, seu segundo no cargo de treinador do Brasil, Ancelotti contará com o retorno de Raphinha, que estava suspenso no empate em 0 a 0 com o Equador em Guayaquil. O atacante do Barcelona deve ser titular ao lado de Vinicius Junior, enquanto Richarlison, Estêvão e Matheus Cunha disputam a outra vaga.