Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Fifa desvenda "segredos" do Mazembe antes de decisão inédita

18 dez 2010 - 11h30
Compartilhar

O Mazembe, que disputa neste sábado o título do Mundial de Clubes com a Inter de Milão, é destaque na página da Fifa. O clube africano é o primeiro de seu continente a chegar em uma final ao longo da história, o que foi chamado pela entidade de "a melhor ocasião de um time para chamar a atenção".

A Fifa conta a história do nome do TP Mazembe, cuja sigla inicial significa Todo Poderoso. Segundo a entidade, esse slogan foi herdado em 1944, de uma empresa patrocinadora que trabalhava com pneus. O nome propriamente dito significa corvo, no idioma suaíli, e foi escolhido por causa das cores alvinegras.

A respeito da curiosa comemoração do goleiro Kidiaba, a entidade explica se tratar de um exercício abdominal que trabalha agilidade no solo e o ajuda a levantar rapidamente após saltar. Só depois é que o movimento se transformou em uma diversão, recebendo o nome kidiboikié.

Por fim, o ritual de os jogadores se ajoelharem sob as traves antes do início de cada jogo também tem explicação. À Fifa, eles contaram que o local foi escolhido por oferecer maior rapidez na hora de se posicionar para o apito inicial. O gesto, se acredita, também induz ao rival que será difícil marcar gols no Mazembe. Até aqui, vem dando certo, já que o clube africano ficou ileso nos dois jogos realizados.

Goleiro Kidiaba, do Mazembe, comemora vitória de sua equipe com sua dança no gramado; equipe africana eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes
Goleiro Kidiaba, do Mazembe, comemora vitória de sua equipe com sua dança no gramado; equipe africana eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra