Brasileiros, festa japonesa e craque decisivo: veja tudo o que rolou no Mundial de Clubes
Final acontece neste domingo, 13, entre Chelsea e PSG
Chelsea e PSG disputam neste domingo, 13, a final do Mundial de Clubes, marcado por surpresas brasileiras, gol histórico de Igor Jesus, destaque de Messi e apoio japonês nas arquibancadas.
A Copa do Mundo de Clubes chega ao fim neste domingo, 13. A partir das 16h (horário de Brasília), Chelsea e Paris Saint-Germain entram em campo no MetLife Stadium, em Nova Jersey, em busca do troféu inédito.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com a bola rolando desde 14 de junho, muita coisa já aconteceu nos Estados Unidos. Da ascensão dos times brasileiros até a apresentação de culturas, histórias não faltam nesses 29 dias.
Gol histórico de Igor Jesus
Na segunda rodada da competição, o mundo se surpreendeu com a vitória do Botafogo sobre o PSG. No Rose Bowl, na Califórnia, Igor Jesus superou Gianluigi Donnarumma para colocar a bola na rede e encaminhar a classificação do Glorioso ao mata-mata.
Messi decisivo
No seu reencontro com o futebol europeu, Lionel Messi mostrou que envelheceu igual vinho. Contra o Porto, na segunda rodada, o argentino, em cobrança de falta, garantiu a vitória norte-americana. O craque também foi destaque no empate com o Palmeiras, no encerramento da fase de grupos.
Paixão japonesa
Dentro de campo, o Urawa Red se despediu da competição com derrotas para River Plate, Monterrey e Inter de Milão. Nas arquibancadas, porém, os japoneses fizeram bonito e viralizaram com o apoio incondicional durante as partidas.
Brasilidade sul-africana
Além da japonesa, outra cultura foi apresentada ao mundo, nos Estados Unidos. O Mamelodi Sundowns venceu o Ulsan HD, empatou com o Fluminense e vendeu caro a derrota para o Borussia Dortmund.
Além das quatro linhas, os jogadores da equipe sul-africana ganharam o público com suas músicas e danças no pré-jogo.
Fluminense bate o vice-campeão europeu
Outro momento eletrizante envolvendo times brasileiros foi a classificação do Fluminense sobre a Inter de Milão nas oitavas de final. No Bank of America Stadium, Charlotte, Germán Cano e Hércules marcaram os gols do resultado histórico contra os vice-campeões europeus.
O ponto alto do futebol saudita
Os europeus não tiveram problemas apenas contra os brasileiros. Nas oitavas de final, o Al Hilal surpreendeu com a vitória por 4 a 3, de virada, sobre o Manchester City. Com direito ao goleiro Ederson indo para a área árabe no último lance, o triunfo heróico foi conquistado com direito a prorrogação.
PSG avassalador na semifinal
Ao longo da campanha, apenas o Botafogo marcou contra o PSG. Mas o surpreendente da equipe francesa também fica pelo ataque. De maneira avassaladora, Fabián Ruiz --duas vezes--, Ousmane Dembélé e Gonçalo Ramos garantiram a vitória por 4 a 0 sobre o Real Madrid.
Da estreia contra o Atlético de Madrid até agora, foram 16 gols marcados pela equipe comandada por Luis Enrique.