Negociação trava e Botafogo mira joia do futebol brasileiro
Dificuldade para convencer jogador faz clube alvinegro monitorar volante de 17 anos, colocado como plano alternativo nesta janela
O Botafogo passou a monitorar o volante de apenas 17 anos Zé Lucas, atualmente no Sport, após a negociação pelo argentino Cristian Medina estagnar. A informação foi divulgada inicialmente pelo Globo Esporte.
Medina chegou a ser tratado como praticamente negociado com o Botafogo, mas o cenário mudou após o clube carioca sofrer um transfer ban por pouco mais de um mês.
A punição fez o jogador recuar e comunicar ao treinador e à diretoria do Estudiantes o desejo de permanecer na Argentina até pelo menos o meio de 2026, mas o Glorioso não desistiu e tenta convencer o atleta a aceitar a mudança ainda nesta janela, que permanece aberta até 3 de março.
O meio-campista, inclusive, foi relacionado para a partida contra o Deportivo Riestra, nesta segunda-feira (9), pelo Campeonato Argentino.
Enquanto insiste por Medina, o nome que agrada internamente ao Botafogo é o de Zé Lucas, cria das categorias de base do Sport.
O jovem volante tem contrato com o clube pernambucano até abril de 2028 e é avaliado entre 7 e 14 milhões de euros, valores que variam de aproximadamente R$ 43 milhões a R$ 86 milhões, de acordo com a expectativa do Leão.
Apesar da pouca idade, Zé Lucas foi promovido ao elenco principal na temporada passada, quando disputou 34 partidas pelo Sport e também integrou a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17, onde atuou em oito jogos. Em 2025, foi titular em parte da campanha da Série A que terminou com o rebaixamento do clube pernambucano.
O volante ainda não estreou na temporada atual, pois está em fase final de recuperação de uma fibrose muscular, mas já treina no campo sem restrições e segue em processo de retomada da melhor condição física.
O jogador também desperta interesse de clubes europeus, embora, até agora, nenhuma proposta tenha atingido os valores considerados ideais pelo Sport.
Zé Lucas é visto como o plano B do Botafogo caso a negociação com Medina não avance. O clube carioca acompanha o cenário com cautela antes de formalizar uma oferta ao Sport, mas entende que, se agir rapidamente nos bastidores, pode até impedir que o jovem volte a atuar com a camisa rubro-negra antes de uma eventual transferência.