Substituto de Del Nero em eleição é antigo aliado da CBF
Com a volta do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo Del Nero para o Brasil, a incumbência do voto na eleição para a presidência da Fifa ficou com o advogado Mauro Carmélio. Presidente da Federação Cearense de Futebol, o cartola também será um dos escrutinadores no processo da eleição que acontece em Zurique, na Suíça.
Um dos fortes aliados de Marin e Del Nero na região Nordeste, Mauro Carmélio foi condecorado recentemente com a comenda João Havelange. Na última semana, o dirigente recebeu a honraria das mãos do presidente Marco Polo Del Nero durante o congresso CBF Itinerante, em Maceió.
Carmélio é antigo aliado da CBF, desde a gestão de Ricardo Teixeira passando por José Maria Marín e agora com Del Nero. O dirigente cearense foi também chanceler do Comitê Organizador Local (COL) na Copa do Mundo realizada no Brasil. Fortaleza teve destaque importante no caminho da Seleção Brasileira, já que o Brasil jogou duas vezes na capital cearense (contra México e Colômbia).
Outra prova do prestígio de Mauro Carmélio com a alta cúpula da CBF é que o dirigente tem sido convidado com frequência para chefiar delegações brasileiras em jogos das Seleções. Foi assim com a Seleção principal em amistoso na Suíça e com a Sub-21 no Catar.
Eleito em 2009 presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio conseguiu reeleição para o cargo em 2013, onde fica até o fim de 2017. Um dos emissários das CBF em Zurique, Carmélio foi designado para votar pela entidade brasileira no pleito desta sexta-feira. O outro brasileiro na Suíça é André Pitta, presidente da Federação Goiana de Futebol e Diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.