Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Magnata Boris Berezovsky é encontrado morto no Reino Unido

23 mar 2013 - 17h37
(atualizado às 17h52)
Compartilhar

O oligarca russo Boris Berezovsky, um grande crítico do presidente russo, Vladimir Putin, foi encontrado morto em sua casa da cidade de Ascot, nos arredores de Londres, confirmou neste sábado um amigo de Boris.

"O corpo dele foi encontrado por seu guarda-costas. Por enquanto não há mais detalhes", disse lorde Tim Bell, empresário do setor das relações públicas, aos veículos de imprensa britânicos.

Ainda não se sabem as causas da morte de Berezovksy, mas alguns veículos de imprensa afirmam que estava deprimido e pode ter se suicidado, embora a circunstância não tenha sido confirmada.

O oligarca, de 67 anos e muito conhecido no Reino Unido, emigrou para o país em 2000 por causa de seus problemas com a Rússia de Putin e teve um enfrentamento empresarial com o dono do clube inglês Chelsea, o também russo Román Abramóvich.

Em 2012, Berezovsky, que ia a todas partes com guarda-costas, perdeu uma batalha legal multimilionária contra Abramóvich por considerar que este lhe tinha intimidado para vender ações na companhia petrolífera russa Sibneft por uma "fração" de seu valor real.

No entanto, as acusações do oligarca russo foram rechaçadas pelo Tribunal Comercial de Londres.

Berezovsky já figurou por alguns anos na lista de bilionários da revista "Forbes", mas não aparece na edição de 2013 devido ao colapso de muitos de seus investimentos. Ele é apontado no Brasil como um dos articuladores da parceria feita em 2004 entre o Corinthians e o grupo de investidores Media Sports Investment (MSI), do qual seria o principal responsável.

Essa união levou ao clube jogadores como Carlitos Tévez, Javier Mascherano e Nilmar. Porém, o Ministério Público chegou a pedir a prisão do magnata, em 2007, por lavagem de dinheiro.

Tanto Berezovsky como Abramóvich conseguiram acumular grandes fortunas na Rússia de Boris Yeltsin.

O oligarca russo - matemático na era soviética e amigo da família de Yeltsin - iniciou sua carreira empresarial com um concessionário de automóveis, mas, com a chegada de Putin ao poder, fugiu para vários países e se estabeleceu no Reino Unido.

Na capital britânica, Berezovsky recorreu à justiça em outubro de 2011 para acusar Abramóvich, um dos milionários mais conhecidos de Londres, de tê-lo obrigado a vender sua participação na Sibneft por "um valor substancialmente inferior ao verdadeiro" por meio de "ameaças".

No entanto, nenhum dos dois conseguiu fornecer provas documentais para endossar sua versão sobre um caso em que os dois magnatas se remontaram a sua relação nos anos 1990.

Berezovsky foi amigo do ex-agente secreto russo Alexander Litvinenko, envenenado em Londres com uma substância radioativa no final de 2006.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra