Jogador "preso" no Catar manda carta para Zidane e Guardiola por resgate
Zahir Belounis, atacante franco-argelino de 33 anos, está retido no Catar após não receber salário do clube, o Al-Jaish, de Doha. A confusão vem se estendendo por dois anos, e por causa desse fato ele não pode deixar o país localizado no Oriente Médio.
Para comover o mundo do futebol, Belounis escreveu uma carta aberta direcionada a Zinedine Zidane e Pep Guardiola, embaixadores da candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022, pedindo ajuda para sair do país.
"Depois de uma disputa legal com o meu clube, estou impedido de regressar à França. Não vejo a minha família que está em solo francês desde junho de 2012, porque o meu clube se recusa a conceder o visto de saída necessário. Este é um documento especial que só existe neste país e na Arábia Saudita", escreveu Belounis em carta transcrita pelo jornal inglês The Guardian.
Como deixa claro na carta, todos os trabalhadores estrangeiros precisam de um "patrocinador" no Catar para poder entrar e sair do país, sendo responsável por uma pessoa ou uma empresa da nação. "Peço a vocês que usem a reputação para intervir, ou pelo menos tentar, para acabar com o impasse", implora na carta. "Por favor, entendam que sou uma vítima", diz o franco-argelino, que está em Doha com a mulher e as duas filhas.
A Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais (FIFPro) já sabia da situação e entrou em contato por carta com Joseph Blatter, presidente da Fifa, pedindo uma intervenção imediata. A FIFPro vai ajudar o jogador enquanto o impasse se resolve, que afirma já ter vendido seus bens para se sustentar no Catar.
A federação que rege o futebol associado emitiu um comunicado dizendo não poder atuar no caso. "A Fifa é incapaz de intervir nesse caso, porque ele escolheu a opção de acionar a justiça do Catar em vez de tratar diretamente com a Câmara de Resoluções de Disputas da Fifa", disse a organização.
O órgão que comanda o futebol ainda completa: "Além do mais, nós queremos ressaltar que até o momento a Fifa não recebeu nenhum tipo de protesto contratual vindo de Belounis contra o clube, assim como qualquer tipo de documentação que possa ajudar no caso dele."
Zahir Belounis chegou ao Catar em 2007, com contrato até 2015. Chegou até a se naturalizar para representar os asiáticos nos Jogos Mundiais Militares 2011. O atacante também teve passagem pelo futebol francês e suíço.