Jogador japonês que desmaiou em treino morre aos 34 anos
O zagueiro Naoki Matsuda, ex-seleção japonesa, morreu nesta quinta-feira, aos 34 anos, dois dias depois de sofrer um desmaio durante treinamento do Matsumoto Yamaga, equipe que vinha defendendo.
Os médicos acreditam que o jogador, que chegou inconsciente ao hospital e estava internado desde a última terça, sofreu um ataque cardíaco. De acordo com a agência de notícias local Kyodo, as altas temperaturas no Japão provocaram aumento nos casos de infartos no país nos últimos dias.
Três vezes campeão da liga japonesa com a camisa do Yokohama Marinos, Matsuda foi convocado 40 vezes para defender a seleção de seu país e fez parte do grupo que disputou a Copa do Mundo de 2002, sediada pela nação nipônica em conjunto com a Coreia do Sul.
Hiroshi Otsuki, presidente do Matsumoto Yamaga, time da terceira divisão japonesa, foi encarregado de confirmar a morte aos familiares do zagueiro. Responsável por convocar o atleta pela primeira vez na seleção, o técnico francês Phillipe Troussier ficou estarrecido com a fatalidade.
"É terrível ver alguém morrer tão jovem. Era um jogador forte e confiável, que foi chave para o time do Japão na Copa de 2002. É uma péssima notícia para o futebol japonês. Esperávamos que ele se recuperasse", lamentou.
"Morreu quando tentava cumprir um novo desafio: levar o Matsumoto à primeira divisão. Este é um duro golpe para todos nós", declarou nesta quinta-feira o presidente da Federação Japonesa de Futebol (JFA), Junji Ogura.