PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Polêmica religiosa por "Neymar crucificado" vira destaque no mundo

30 set 2012 - 14h23
(atualizado às 14h46)
Compartilhar

A capa da revista esportiva Placar do mês de outubro, com a manchete "a crucificação de Neymar", provocou bastante repercussão na imprensa estrangeira. A página principal do periódico brasileiro traz uma montagem do jogador em uma cruz, em alusão a Jesus Cristo. No sub-título, a publicação escreve que "chamado de 'cai-cai', o craque brasileiro vira bode expiatório em um esporte onde todos jogam sujo".

Um dos países onde a capa causou mais polêmica foi na Itália, onde o jornal La Repubblica publica: "Neymar sobre a cruz, o protesto dos bispos". A referência é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que na última sexta-feira publicou uma nota de repúdio à revista, afirmando que a montagem é "uma provocação" e exprime "indignação".

O diário esportivo La Gazzetta dello Sport, o maior italiano do gênero, elege a capa como uma de suas imagens do dia em seu site, também citando o protesto da CNBB.

Na Espanha, o jornal ABC usa a manchete "polêmica pela capa de Neymar crucificado", ressaltando que o Brasil é um pais "majoritariamente cristão", com 64,6% da população que se declara católica e 22,2%, evangélica.

Diários esportivos de Madri, o Marca e o As também tocam no assunto em suas páginas na internet, com os respectivos títulos "a crucificação de Neymar" e "polêmica pela crucificação de Neymar na revista Placar". O As ressalta ainda que houve um caso parecido envolvendo Johan Cruyff, que apareceu "crucificado" em uma montagem na capa da revista espanhola Don Balón em 1977. A referência era a uma suspensão aplicada ao ex-jogador holandês - o editor-conselheiro do periódico na ocasião, José María García, pediu demissão, a edição foi impedida de circular pela Justiça de Barcelona, e houve um pedido de desculpas publicado na edição seguinte.

Na França, a revista de celebridades Entrevue é outra a citar o tema. "Neymar crucificado na capa de uma revista brasileira!", exclama o periódico, falando sobre o retrato do atacante "em uma posição bem inabitual".

Em Portugal, o jornal esportivo O Jogo titula em seu site que "Neymar crucificado dá polêmica", enquanto que na Argentina o jornal La Razón publica que "a Igreja do Brasil (está) contra uma fotomontagem de Neymar crucificado".

O assunto também é tema de debate no diário peruano El Comercio ("Neymar apareceu crucificado em revista brasileira e provocou a censura da Igreja") e no paraguaio La Nación ("Neymar aparece 'crucificado' no Brasil").

Capa da revista Placar do mês de outubro tem como manchete "a crucificação de Neymar"
Capa da revista Placar do mês de outubro tem como manchete "a crucificação de Neymar"
Foto: Placar / Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade