PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Liga Europa

Em virada histórica, Valencia elimina Basel na Liga Europa

10 abr 2014 - 18h41
(atualizado às 22h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja os gols de Valencia 5 x 0 Basel pela Liga Europa:

O Valencia precisou da prorrogação para reverter de maneira épica a eliminatória contra o Basel, pelas quartas de final da Liga Europa, ao devolver o placar de 3 a 0 sofrido fora de casa na ida, e com dois homens a mais em campo no tempo extra, marcar mais duas vezes.

No Estádio Mestalla, o grande nome do time espanhol foi o atacante Paco Alcácer, que marcou três vezes, a última na prorrogação. O chileno Eduardo Vargas também marcou, assim como o lateral esquerdo Juan Bernat, que fechou a goleada.

Com o resultado, o Valencia retona às semifinais de uma competição continental após dez anos. A última vez que ficou no top-4 de um torneio europeu foi em 2003/2004, temporada em que conquistou o terceiro título da Copa da Uefa, que deu origem a Liga Europa.

Jogando em casa, o time espanhol cumpriu o "manual da virada" no primeiro tempo, que é tão repetido por técnicos e jogadores ao redor do mundo. Desde o início, o time foi para cima, e se não conseguiu marcar nos primeiros minutos, fez dois gols antes do intervalo.

Jogadores do Valencia comemoram classificação histórica
Jogadores do Valencia comemoram classificação histórica
Foto: EFE

Aos 38min, João Pereira deu passe na medida para Alcácer, que fuzilou o goleiro Yann Sommer. A blitz seguiu intensa, e aos 41min, após escanteio de Cartabia, Vargas ganhou da defesa do Basel pelo alto, cabeceou com força e fez o segundo, deixando o Valencia a um gol de igualar o placar agregado.

O roteiro da "remontada", como dizem os espanhóis, continuou. Aos 24min do segundo tempo, Alcácer acertou chute violento após passe de Vargas para marcar o terceiro.

E aos 44min do segundo tempo, já com Jonas em campo, o Valencia poderia ter garantido a classificação, quando o ex-atacante do Grêmio acertou a trave de Sommer, depois que Alcácer ganhou na dividida do goleiro.

O jogo foi para a prorrogação e o clima continuou quente, pela pressão do time da casa, que quase marcou aos 4min do primeiro tempo com Parejo.

Aos 11min, a tensão aumentou por conta de uma falta de Díaz em Jonas, e a consequente expulsão do meia chileno, que já tinha cartão amarelo. Três minutos depois foi a vez do zagueiro Sauro ir para o chuveiro mais cedo, após entrada dura em Feghouli.

Com dois a mais em campo, o time do técnico argentino Juan Antonio Pizzi foi para cima, e conseguiu marcar o gol da classificação aos 9min da segunda etapa do tempo extra. Em jogada de Piatti, que entrou um pouco antes, Alcácer finalizou para as redes, levando ao delírio a torcida no Mestalla.

Com o adversário completamente batido, os anfitriões conseguiram fazer mais, com Bernat, aos 13min do segundo tempo.

O Valencia espera agora o sorteio dos confrontos das semifinais, que acontecerá na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Além da equipe espanhola, Benfica, Juventus e Sevilla também estão classificados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade