Íntimo do rúgbi, Millennium Stadium será o palco da final da Champions
Conhecido há dois anos como Principality Stadium por razões de patrocínio, o Millennium Stadium, sede da final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus no próximo sábado, é a instalação esportiva mais famosa do País de Gales, uma nação com mais tradição no rúgbi do que no futebol.
Acostumados a ficar à sombra de Inglaterra, República da Irlanda e até mesmo da Escócia no futebol, os torcedores galeses sempre souberam que os maiores feitos esportivos do país chegariam com a bola oval, não com a redonda.
Os históricos Ryan Giggs, Craig Bellamy e Gary Speed não conseguiram colocar a seleção galesa na elite do futebol, o que parece mudar aos poucos com a geração de Gareth Bale, Aaron Ramsey, Joe Allen, Ashley Williams e companhia, líderes de uma equipe que surpreendeu a todos ao alcançar as semifinais da última Eurocopa, na França.
No entanto, o esporte principal no País de Gales sempre foi o rúgbi, com o Millenium Stadium marcado como local onde a seleção nacional viveu as maiores conquistas esportivas.
Construído há quase 20 anos para a Copa do Mundo de Rúgbi de 1999, o estádio sediou muitos grandes eventos ao longo dos anos, entre eles a final da Copa da Inglaterra de futebol entre 2001 e 2006, enquanto Wembley era remodelado em Londres.
Propriedade da Millennium Stadium PLC, uma filial da Federação Galesa de Rúgbi (WRU), a instalação esportiva foi projetada pelo estúdio de arquitetura americano Populous, custou 121 milhões de libras esterlinas e tem capacidade para quase 75 mil espectadores, embora só poderá receber 66 mil pessoas na final da Champions.
Inaugurado no dia 26 de junho de 1999, o estádio teve como primeiro grande evento esportivo uma partida internacional de rúgbi entre as seleções de País de Gales e África do Sul, vencida pelo time da casa por 29 a 19.
O Millennium Stadium, que a partir de 2015 começou a ser chamado de Principality Stadium, após a WRU ter assinado um acordo de patrocínio de dez anos com a empresa de construção Principality Building Society, tem a categoria quatro da Uefa (a maior) e foi escolhido para sediar o final da Liga dos Campeões desta temporada.
O estádio, situado a 750 metros da estação de trem de Cardiff Central, sediou a final da European Rugby Champions Cup cinco vezes (2002, 2006, 2008, 2011 e 2014), da Copa da Liga Inglesa de futebol em sete (2001-2007), do Rugby Challenge Cup em três (2003-2005) e de várias partidas de futebol nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, além do Mundial de Rúgbi de 1999 e da final da Copa da Inglaterra de futebol (2001-2006).
O Millennium Stadium também já recebeu três lutas de boxe, shows de artistas renomados como Tina Turner, Eric Clapton, Red Hot Chili Peppers, U2, Madonna, The Rolling Stones, Oasis, Bruce Springsteen, Rihanna e Beyoncé, foi cenério de séries como 'Doctor Who', e sediou uma das etapas do do Rali da Grã-Bretanha.
Em 2001, a Federação Galesa de Futebol candidatou o estádio como sede para a final da Liga dos Campeões de 2003, mas a Uefa acabou escolhendo Old Trafford, o campo do Manchester United. Agora, 14 anos depois, o Millenium Stadium de Cardiff receberá sua primeira final da maior competição de clubes da Europa.