Jogadores se mobilizam em apoio a Vini Jr após denúncia de racismo na Champions
Camisa 7 merengue recebeu apoio em massa depois de acusar Prestianni, do Benfica, de ofensas racistas durante a vitória espanhola em Portugal
Vini Jr. transformou a vitória do Real Madrid sobre o Benfica, pela Champions League, em um novo capítulo da discussão sobre racismo no futebol europeu. Autor do gol no Estádio da Luz, o atacante denunciou ofensas discriminatórias durante a partida, paralisada para cumprir o protocolo antirracista, e recebeu manifestações de apoio de atletas e personalidades do esporte.
Após marcar o único gol do confronto, o brasileiro acusou o meia argentino Gianluca Prestianni de racismo. A arbitragem então acionou o protocolo antirracismo da Fifa e interrompeu o jogo por dez minutos. Após o período, sem adotar qualquer medida adicional, a equipe reiniciou a partida — uma vez que o argentino cobriu a boca ao falar com o atacante.
O assunto dividiu opiniões entre envolvidos, mas a reação do camisa 7 ganhou dimensão imediata extracampo. Companheiros de elenco tornaram pública a solidariedade ao brasileiro, especialmente Kylian Mbappé, que cobrou medidas severas contra o argentino.
BAILA @vinijr and please never stop.
They will never tell us what we have to do or not. ✊🏽
— Kylian Mbappé (@KMbappe) February 17, 2026
O apoio, porém, não se restringiu apenas aos companheiros ou ao cenário europeu. Isso porque nomes do futebol brasileiro, como Lucas Paquetá e Everton Ribeiro, também manifestaram solidariedade ao atacante nas redes sociais. Rafa Leão, do Milan, foi outro astro a deixar um comentário carinhoso na publicação do camisa 7 merengue.
Alguns de seus companheiros reiteraram nas redes sociais o apoio demonstrado em campo. São eles: Fran Garcia, Tchouameni, Thibaut Courtois e Éder Militão.
Mobilização ganha força no Instagram
Conforme mencionado, a mobilização estourou bolha e não se restringiu apenas ao cenário futebolístico europeu. Outras modalidades somaram apoio nos comentários da publicação do brasileiro no Instagram. O piloto Lewis Hamilton, por exemplo, escreveu: "Você continua brilhando. Orgulhoso de ti irmão, de pé contigo".
Kelvin, nome de peso na Kings League, também comentou na publicação representando a modalidade. Há, ainda, nomes de fora do esporte em meio às mensagens, como o caso de Casimiro Miguel.
Desabafo de Vini Jr.
O atacante reiterou sua versão do caso nas redes sociais, em um novo desabafo voltado a cobranças por punições efetivas na luta antirracismo.
"Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas, eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, tem a obrigação de punir".
Em seguida, acrescentou: "Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família. Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal-executado e que de nada serviu", escreveu em outro trecho.
Nesta quarta-feira, a UEFA abriu investigação e nomeou um Inspetor de Ética e Disciplina para apurar as alegações de comportamento discriminatório. A entidade informou que divulgará novos desdobramentos oportunamente.