Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália

Polêmica, autobiografia de Ibrahimovic supera Harry Potter em vendas

22 nov 2011 - 09h12
Compartilhar

Duas semanas depois de ser lançada, a autobiografia de Zlatan Ibrahimovic já ganhou status de best-seller. Segundo o jornal espanhol El Mundo Deportivo, a primeira edição da obra na Suécia viu seus 100 mil exemplares se esgotaram antes mesmo de chegar ao mercado - devido a reservas em livrarias e via internet. Nem a série Harry Potter, da britânica J. K. Rowling, que venceu 450 milhões de livros ao redor do mundo, teve um impacto inicial tão grande no país.

» Confira comparações de 40 times brasileiros e europeus

» Veja os indicados à Bola de Ouro e vote em seu preferido

Figurando entre os mais vendidos não só nas listas de literatura esportiva e não ficção, o livro só foi editado até aqui em sueco, italiano e norueguês. Na plataforma www.gopetition.com, internautas estão colhendo assinaturas para que a obra seja traduzida para o inglês. De acordo com a editora Albert Bonnier, de Estocolmo, não faltam pedidos para que seja comercializada também em espanhol, catalão e outras línguas.

O livro foi escrito em conjunto com o escritor sueco David Lagercrantz, que viveu em Milão por um mês colhendo dados e declarações de Ibrahimovic durante mais de 100 horas. Ao final, a mulher do jogador, Helena, ajudou a fazer as últimas correções do rascunho.

A obra, batizada de "Jag Är Zlatan Ibrahimovic" ("Eu sou Zlatan Ibrahimovic") criou polêmica antes mesmo de começar a ser vendida. Em trechos adiantados pelo jornal sueco Aftonbladet no início de novembro, o atacante confessa, por exemplo, ter xingado o técnico do Barcelona Josep Guardiola dentro de campo quando defendia o clube, em 2010.

Curiosamente, o jogador, atualmente no Milan, reencontrará o ex-treinador nesta quarta-feira, a partir das 17h45 (de Brasília), quando as equipes se enfrentam na Itália pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Ibrahimovic prometeu um encontro amistoso com Guardiola e admitiu até cumprimentá-lo, mas fez uma ressalva, dizendo não saber se o gesto teria reciprocidade por parte do espanhol.

Livro contou com ajuda da mulher de Ibrahimovic e tem pedidos para ser traduzido em várias línguas
Livro contou com ajuda da mulher de Ibrahimovic e tem pedidos para ser traduzido em várias línguas
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra