Veteranos da Segunda Guerra Mundial planejam boicote a Di Canio
A chegada do italiano Paolo Di Canio ao comando do Sunderland tem suscitado muita polêmica na Inglaterra. Um grupo de veteranos da Segunda Guerra Mundial da cidade mostrou sua repulsa contra o treinador, que seria fascista.
Martyn McFadden, editor de uma revista sobre o Sunderland, A Love Supreme, confirmou que os veteranos de guerra são os fãs mais contrariados com a nomeação de Di Canio.
"Nós temos leitores antigos que lutaram na Segunda Guerra Mundial, e eles dizem não sentirem vontade de apoiar o clube. Alguns dizem até que nunca mais torcerão para a equipe", afirmou McFadden.
Um torcedor, Rob Johnson, resumiu a sua fúria ao relembrar o número de vítimas em Sunderland na época da guerra. "Não podemos esquecer que, durante a Segunda Guerra Mundial, 267 pessoas morreram e outras mil ficaram desabrigadas em Sunderland devido aos bombardeios nazistas. Di Canio possui a mesma ideologia daqueles assassinos", afirmou o torcedor.
Por meio do Facebook, centenas de assinaturas já foram recolhidas por uma petição que pede a demissão de Di Canio antes mesmo dele assumir a equipe.
Nesta terça-feira, em uma tensa conferência de imprensa, Di Canio se negou a comentar a rejeição ao seu nome ou responder a questões relacionadas ao seu pensamento político.
Eu não quero responder mais perguntas sobre essa questão. Não vamos falar sobre política. Eu não estou no Parlamento", disse o treinador.
A contratação de Di Canio pelo Sunderland reacendeu o interesse nas declarações que ele fez à agência de notícias italiana Ansa em 2005, quando disse: "sou um fascista, não um racista".
Em meio à repercussão da contratação, o Sunderland divulgou na segunda-feira, em seu site oficial, um comunicado no qual o técnico voltou a se defender.
“Algo pode acontecer muitos anos atrás, mas o que conta são os fatos. Minha vida fala por mim. Claro que isso me machuca, porque as pessoas tentam tirar sua dignidade, e isso não é justo. Acredito em meus pilares e tenho valores. Se alguém se ofendeu com isso, peço desculpas, mas isso não veio de mim, veio de uma grande história a qual as pessoas colocam em um contexto diferente da realidade”, afirmou.
Famoso pelas polêmicas na época de jogador, Di Canio fez a saudação fascista, com o braço direito estendido, após a vitória por 3 a 1 da Roma sobre a Lazio, em 2005. Na ocasião, a atitude lhe valeu uma multa de 10 mil euros.
Recentemente, Di Canio fez um bom trabalho no Swindon ao conquistar a quarta divisão da Inglaterra e deixar a equipe no terceiro lugar da terceira divisão. Ele pediu demissão do clube em fevereiro deste ano e tentará evitar o rebaixamento do Sunderland à segunda divisão nacional. O time do nordeste da Inglaterra, que era comandado por Martin O’Neill, está atualmente quatro pontos acima da zona de rebaixamento do Campeonato Inglês.
Com informações da agência Reuters
Campeonatos europeus ao vivo
O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.
Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.