Messi decide, Barcelona bate Valencia e abre 10 pontos de vantagem
Mesmo em um dia abaixo do nível pelo qual ficou conhecido, o argentino Lionel Messi, melhor jogador do mundo, decidiu a favor do Barcelona. Na noite desta quarta-feira, o camisa 10 marcou o único gol da equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Valencia, fora de casa. O resultado positivo no Estádio Mestalla fez o time comandado por Josep Guardiola abrir 10 pontos na liderança do Campeonato Espanhol.
Com o resultado positivo, o Barcelona chegou aos 71 pontos, uma dezena a mais do que o arquirrival Real Madrid, que entra em campo nesta quinta-feira, no Santiago Bernabéu, para enfrentar o Málaga. O Valencia, por outro lado, permanece na terceira colocação, estacionado com 51 tentos após 26 rodadas de competição.
Mais líder do que nunca e próximo do título espanhol, o Barcelona volta a campo no próximo sábado, quando terá pela frente o Zaragoza, no Camp Nou. Em contrapartida, o Valencia tentará a reabilitação na mesma data, contra o Mallorca, fora de casa.
Antes de a bola rolar, o atacante brasileiro Jonas recebeu uma homenagem e ofuscou as grandes estrelas da partida: Messi e David Villa. O ex-jogador do Grêmio recebeu a Chuteira de Ouro das Américas por conta dos 23 gols marcados no Campeonato Brasileiro de 2010. A honraria foi concedida pela revista espanhola Don Balón.
Escalado como suplente pelo técnico Unai Emery, o brasileiro viu do banco de reservas o Barcelona rapidamente controlar a partida. A equipe catalã, aos 8min, criou uma grande chance e a perdeu como não costuma. O argentino Lionel Messi recebeu na cara do gol e teve três oportunidades para balançar a rede adversária; no entanto, o argentino desperdiçou ambas, sendo, a última, salva por Guaita.
Sem Pedro, colocado no banco de reservas na última hora por Guardiola, por conta de problemas físicos, o técnico Guardiola adiantou Andrés Iniesta e tirou um pouco do ímpeto ofensivo do Barcelona. Entretanto, mesmo com o volante Javier Mascherano como titular ¿ jogador de características mais defensivas -, o time catalão manteve a característica comum de segurar a posse de bola e ditar o ritmo de jogo.
Melhor postado em campo, o Barcelona voltou a assustar aos 25min. O brasileiro Adriano, escalado na lateral esquerda, tabelou com David Villa e apareceu com liberdade na área valenciana. Contudo, no momento da finalização, o jogador pecou e desperdiçou outra grande oportunidade para os visitantes.
Cinco minutos depois, novamente Messi teve grande chance para colocar o Barcelona à frente no placar. O argentino arrancou com velocidade, saiu à frente do goleiro adversário e, incomunmente, errou pela quarta vez uma finalização perto do gol. O camisa 10 tentou tocar por cobertura e a bola saiu sobre o travessão valenciano.
Dominante durante toda a primeira etapa, o Barcelona criou a última oportunidade aos 39min. Após cruzamento da esquerda de Adriano, Villa antecipou à defesa adversária e viu Guaita defender no reflexo para evitar o tento.
O forte ritmo aplicado pelo Barcelona na primeira etapa acabou minado durante os instantes iniciais do segundo tempo. Melhor posicionado dentro de campo, o Valencia dificultou o toque de bola do adversário e pela primeira vez equilibrou o duelo no Mestalla.
Entretanto, a equipe da casa, igualmente ao adversário, sofreu com a falta de pontaria. Com Jonas apenas do banco observando, o Valencia quase chegou ao gol com 14min. Pablo Hernández chutou cruzado e apenas observou o centroavante Roberto Soldado chegar instantes atrasado em relação a bola, que passou pelo camisa 9 e saiu pela linha de fundo.
O domínio do Valencia, no entanto, terminou aos 31min. Apagado durante toda a segunda etapa, Messi, enfim, apareceu e decidiu novamente para o Barcelona. Adriano cruzou para o meio da área e o argentino finalizou firme, no contrapé de Guaita. Foi o 27º gol do camisa 10, artilheiro do Espanhol. Foi a 23ª vitória do Barcelona, cada vez mais próximo do título nacional.