Em ano de lesão, Copa pode transformar Iniesta no melhor do mundo
Não importa o que aconteça até o fim da carreira do meia Andrés Iniesta, seu nome já está gravado na história do futebol. O jogador marcou o gol do primeiro título mundial da Espanha, na Copa do Mundo da África do Sul, no segundo tempo da prorrogação da final contra a Holanda, que terminou com vitória de sua equipe por 1 a 0. Finalista à Bola de Ouro de 2010, prêmio de melhor jogador do mundo que será atribuído pela Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, o espanhol conta com o feito no Mundial como principal arma para levar o troféu, que também será disputado por Xavi e Messi, seus companheiros no Barcelona.
Não que Iniesta não tenha demonstrado um futebol à altura para concorrer ao prêmio, mas, analisando todo o ano de 2010, nota-se que o espanhol foi, entre os finalistas, aquele que menos atuou pelo clube catalão, graças às seguidas lesões no primeiro semestre. No total, Iniesta jogou em 44 dos 58 confrontos do Barcelona em 2010, o que resulta em uma presença em 75% das partidas.
Antes da Copa do Mundo, na metade de abril, o jogador teve constatada uma ruptura do bíceps femoral da perna direita, o que o deixou fora de oito partidas seguidas de seu clube. Perto do Mundial, Iniesta ainda sofreu uma lesão leve em um amistoso contra a Polônia e teve de desfalcar a Espanha na estreia do torneio, na derrota por 1 a 0 para a Suíça.
Nos outros seis jogos na Copa do Mundo, porém, Iniesta mostrou um grande futebol, comandando o meio de campo espanhol, que cansou de desfilar em campo as mesmas características do Barcelona: grande movimentação ofensiva e domínio da posse de bola.
Além de ter marcado na decisão contra a Holanda, Iniesta também anotou um gol contra o Chile, na terceira rodada da fase de grupos.
Como inspiração para levar a Bola de Ouro, Iniesta pode ficar otimista se analisar o que ocorreu em 1998 e 2002. Na premiação daqueles anos, Zinedine Zidane e Ronaldo, respectivamente, foram laureados depois de terem marcado gols decisivos nas finais daquelas Copas do Mundo. Em 2010, Iniesta quer repetir este feito.
Ficha técnica
Nome: Andrés Iniesta Luján
Data de nascimento: 11/5/1984 (26 anos), em Fuentealbilla (Espanha)
Altura: 1,70m
Peso: 65 kg
Posição: meia
Clube: Barcelona
Desempenho em 2010
No Barcelona:
Jogos:44 (75 % das partidas)
Gols: 5
Competições disputadas: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Copa dos Campeões da Europa
Títulos: Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha
Na Copa do Mundo:
Jogos: 6
Gols: 2
Minutos jogados: 557
Resultado: Campeão mundial com a Espanha