De férias em Rosário, sua cidade natal, o atacante Lionel Messi, do Barcelona, fez um balanço positivo sobre o ano de 2012, que ficou marcado pelo nascimento do seu primeiro filho, Thiago; pela quebra de recordes pessoais e pela "dura" eliminação nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O jogador ainda projetou 2013, se possível com mais um título da maior competição europeia.
1. Messi (ESP) - Barcelona
Foto: Getty Images
"A chegada do Thiago foi a maior coisa que me aconteceu. Foi um momento muito especial na minha vida", comemorou o jogador ao jornal espanhol Mundo Deportivo. Com grande cobertura da imprensa mundial, o nascimento de Thiago Messi foi festejado até pelo Newell’s Old Boys, que fez uma carteirinha de sócio-torcedor para o primeiro herdeiro do melhor jogador da atualidade.
No entanto, este momento feliz que viveu com a mulher, Antonella Roccuzzo, contrastou com a derrota para o Chelsea, nas semifinal da Liga dos Campeões da Europa. Após derrota por 1 a 0 em Londres, na Inglaterra, e empate por 2 a 2, em Barcelona, na Espanha, Messi, que desperdiçou um pênalti no jogo da volta, ainda se lembra muito bem deste episódio.
"Eu espero poder superar aquela ‘espinha’, porque creio que nós merecíamos estar na final, pelo que fizemos nos dois jogos. Mas vamos trabalhar para estar outra vez em Wembley (palco da final da edição 2012/2013) e conquistar tudo. Este é o objetivo de todos, e temos que aproveitar o momento que vivemos para conseguir", receitou o camisa 10 do Barcelona.
E, se o Barça fechou este ano com "apenas" o título da Copa do Rei, Messi teve várias conquistas: a quebra do recorde de gols marcados em um mesmo ano de Gerd Müller, em 1972, com o argentino balançando as redes em 91 oportunidades. Além disso, a artilharia da Liga dos Campeões e a indicação, mais uma vez, para a Bola de Ouro da Fifa.
"Fiquei contente pelos gols e recordes", afirmou o craque, que, no entanto, pregou humildade. "Mas o ano poderia ter sido muito melhor, com mais títulos. Sempre digo que o importante é o coletivo com os meus gols. Sem títulos, eles não têm importância", analisou Messi, que, em 2012, deu mais um passo para encerrar a sua brilhante carreira no Camp Nou.
"O meu sonho é o de encerrar a minha carreira no Barça", ressaltou o atacante, que renovou contrato com o clube catalão até junho de 2018, quando terá 31 anos de idade. "Com essa renovação, dou um passo a mais para realizar essa vontade", acrescentou o atleta, mais ‘afagado’ pelos fãs. "O que também me fez feliz neste ano foi o carinho dos argentinos onde fui jogar", celebrou.
Com a reapresentação marcada para o próximo dia 2 de janeiro, Lionel Messi aproveitou para desejar boas festas para as torcidas azul-grená do Barcelona e para os argentinos, além de uma boa recuperação para o técnico Tito Vilanova, operado de um câncer na glândula parótida na última semana. "Desejo uma pronta recuperação para o Tito e felicidades para todos", finalizou.
Campeonatos europeus ao vivo
O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.
Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.
Com Neymar na 13ª colocação e outros 11 brasileiros, o jornal inglês The Guardian divulgou nesta segunda-feira o resultado final da eleição dos 100 melhores jogadores de futebol do mundo. A publicação listou os atletas baseando-se na votação de 11 experts, que elegeram os 30 destaques por ordem de preferência. O primeiro colocado ganhou 30 pontos, o segundo ganhou 29 e assim sucessivamente; veja a lista