PUBLICIDADE

Benfica

Acidente aéreo que matou time do Torino completa 70 anos

4 mai 2019 - 04h13
(atualizado às 04h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado, completam-se 70 anos da Tragédia de Superga, ocorrida no dia 4 de maio de 1949 e marcada pelo acidente aéreo que deixou 31 mortos na região de Turim, na Itália. Entre as vítimas, estava a delegação completa do Torino, que retornava de uma viagem a Lisboa, em Portugal, onde haviam feito um amistoso contra o Benfica. O episódio abalou profundamente a Itália e cerca de 500 mil pessoas compareceram ao funeral, que aconteceu dois dias depois.

A partida amistosa entre o Grande Torino, considerado melhor time de futebol da Europa na época, e as Águias benfiquistas foi marcada meses antes da data fatídica. No dia 27 de fevereiro daquele ano, Itália e Portugal se enfrentaram em Gênova, em outro duelo amistoso. O jogo promoveu o encontro entre Valentino Mazzola e Francisco Ferreira, respectivos capitães das duas seleções e dos dois times em questão, que deixaram acordado entre si a realização de um amistoso entre os clubes no mês de maio, em solo lusitano.

Base da seleção azzurra, o Toro caminhava para seu quinto título consecutivo do Campeonato Italiano. Por se tratar de um fim de temporada, o presidente Ferrucio Novo relutou em confirmar o confronto, mas, no fim, acabou cedendo. A partida foi agendada para o dia 3 de maio de 1949, no Estádio Nacional do Jamor.

O encontro foi disputado, mas terminou com vitória do Benfica por 4 a 3. Nada que atrapalhasse o agradável clima extra-campo, reforçado, inclusive, por um jantar de confraternização após o apito final. O evento contou com a presença dos dois plantéis, além de autoridades políticas da época. Teria sido marcado um novo amistoso entre as equipes, que, não fosse pela tragédia, teria acontecido no seguinte dia 19 de junho.

O embarque de retorno a Itália ocorreu na manhã seguinte, com a delegação do Torino decolando aproximadamente às 10h. Às 13h, o trimotor Fiat G212 aterrizou em Barcelona para reposição de combustível. Quatro horas depois, problemas meteorológicos obrigaram o avião a se aproximar do solo para iniciar o processo de aterrizagem em Turim. Durante a manobra, porém, a aeronave se chocou com a Basílica de Superga, em acidente que matou toda a tripulação a bordo, incluindo jogadores, comissão técnica, dirigentes, jornalistas e tripulantes.

Torino recebe Chapecoense para amistoso em 2018

Em agosto de 2018, o Torino recebeu a Chapecoense, outro clube que foi vítima de um acidente aéreo, para uma partida amistosa que terminou com placar de 2 a 0 para os italianos. No Estádio Olímpico de Turim, na Itália, Meité e De Silvestri fizeram os gols.

A tragédia envolvendo a Chape ocorreu no dia 28 de novembro de 2016, quando o vôo 2933 da LaMia foi interrompido pela queda do avião na região de Rionegro, na Colômbia. Das 77 pessoas a bordo, apenas seis foram resgatadas com vida. O destino final do time catarinense seria a capital colombiana Medelim, onde disputariam o título da Copa Sul-Americana diante do Atlético Nacional (COL).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade