O lendário goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz, morto na madrugada desta quarta-feira, em Montevidéu, vestiu apenas a camisa do Atlético-MG no futebol brasileiro. E o clube alvinegro prestou homenagem ao ex-atleta, que esteve em Belo Horizonte entre 1972 e 1974.
Com presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Estádio do Mineirão foi reinaugurado nesta sexta-feira, após passar por reformas para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Eleito o melhor da posição em 1970, o ex-jogador estava com 67 anos e foi vítima de uma complicação respiratória. O uruguaio estava hospitalizado desde a véspera do Natal de 2012 e o quadro clínico se complicou após problemas renais.
Mazurca, como era chamado no Brasil, defendeu a meta do Atlético logo após a equipe ter sido campeã brasileira, em 1971. A negociação que levou o camisa 1 ao clube foi bastante complicada, com o presidente da época, Nelson Campos, quase desistindo da transferência, após mudanças de pedido no valor das luvas do jogador.
Confira a nota atleticana veiculada no site oficial do clube:
O Atlético lamenta o passamento de um dos grandes ídolos de sua história, o goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz Iglesias, que vestiu a camisa alvinegra de 1972 a 1974.
Mazurkiewicz nasceu em 14 de fevereiro de 1945, em Piriápolis, no Uruguai, e morreu na madrugada desta quarta-feira, em Montevidéu. Ele disputou as Copas do Mundo de 1966, 1970 e 1974 pela Seleção Uruguaia. Durante sua carreira, também defendeu Peñarol (URU), Granada (ESP), América de Cáli (COL) e Cobreloa (CHI).
Com presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Estádio do Mineirão foi reinaugurado nesta sexta-feira, após passar por reformas para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Dilma Rousseff discursou na cerimônia realizada em Belo Horizonte e falou com emoção do estádio. "Ao ver esse Mineirão da minha juventude transformado neste belo e moderno estádio, vejo também aqui, reafirmada, a extraordinária capacidade de realização dos mineiros e dos brasileiros", disse a presidente
Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG / Divulgação
O Mineirão receberá três jogos da Copa das Confederações de 2013 e mais seis da Copa do Mundo de 2014
Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG / Divulgação
Dadá Maravilha também marcou presença na reinauguração do estádio
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Dilma ainda exaltou grandes nomes do futebol nacional que se destacaram no estádio: "o Mineirão é um dos principais estádios da história do futebol brasileiro. Eu, pessoalmente, conheci aqui o futebol. Foi neste gramado que grandes nomes do esportes se projetaram: Tostão, Piazza, Reinaldo, Dirceu Lopes, Dadá Maravilha. E nosso querido, é bom sempre lembrar, Ronaldo Fenômeno, que saiu daqui de Minas e se apresentou ao Brasil e ao mundo"
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Mineira de Belo Horizonte, Dilma lembrou que conheceu o futebol a partir dos jogos aos quais assistia no Mineirão
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Ministro do Esporte, Aldo Rebelo discursou na reinauguração do Mineirão
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, foi outra solenidade na cerimônia de reinauguração do estádio
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Um grupo de coral cantou o Hino Nacional no início da cerimônia
Foto: Henrique Chendes/Imprensa MG / Divulgação
A primeira partida do Mineirão será realizada no dia 3 de fevereiro, no clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, pela abertura do Campeonato Estadual
Foto: Henrique Chendes/Imprensa MG / Divulgação
A presidente se empolgou e chegou até a quebrar o protocolo, cantando "o Mineirão voltou"
Foto: Osmar Freire/Imprensa MG / Divulgação
Dilma também assimou um exemplar da Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações, que ficará exposta no Mineirão
Para poder interagir com todos comentários, faça Login na sua conta Terra
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.