Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Aleksander Ceferin é reeleito presidente da Uefa e irá para o seu terceiro mandato

5 abr 2023 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários

Durante o 47º Congresso da UEFA, realizado em Lisboa nesta quarta-feira, o atual presidente da confederação, Aleksander Ceferin, foi reeleito para o cargo. O esloveno era candidato único e continuará no comando até 2027.

"Quero agradecer muito, do fundo do coração, significa muito para mim. É um grande momento, mas também uma grande responsabilidade, pelo futebol. Prometo fazer o meu melhor para não vos desapontar", gratificou Ceferin em seu discurso.

Advogado de formação, ele também já tinha sido presidente da Federação Eslovena de Futebol entre 2011 e 2015. Após um escândalo de corrupção envolvendo Michel Platini, então comandante da Uefa, Ceferin substituiu o francês em 2016 e ficou no cargo desde então, tendo sido reeleito em 2019.

Durante seu último mandato, o dirigente de 55 anos foi um dos responsáveis por lidar com grandes acontecimentos do futebol europeu, como a paralização das partidas durante a pandemia da Covid-19 e os conflitos políticos envolvendo Rússia e Ucrânia.

Ceferin também ficou marcado por ser um dos principais opositores à criação da Superliga, torneio idealizado por grandes clubes europeus e alternativa às competições da Fifa e da Uefa. Em 2021, o presidente classificou o campeonato como fruto do egoísmo e narcisismo dos seus defensores.

Além da manutenção do esloveno na presidência, o húngaro Sándor Csányi e a inglesa Debbie Hewitt foram eleitos vice-presidentes da Fifa pelos próximos quatro anos. Já o português Fernando Gomes e o alemão Bernd Neuendorf integrarão o conselho da entidade máxima do futebol.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade