Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Impasse do Fla com Globo expõe abismo no futebol carioca

30 jan 2020 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários
Os jogadores Thiago Maia, Michael e Pedro do Flamengo se apresentaram a torcida antes da partida entre Flamengo e Volta Redonda
Os jogadores Thiago Maia, Michael e Pedro do Flamengo se apresentaram a torcida antes da partida entre Flamengo e Volta Redonda
Foto: Dhavid Normando / Futura Press

Sem acordo com o Flamengo, a TV Globo vai diminuir o bolo do Carioca em R$ 36 milhões – metade desse valor seria para o Fla e o restante para os clubes de menor porte. Mantém-se a mesma quantia de R$ 18 milhões para cada um dos outros três grandes: Fluminense, Vasco e Botafogo. Esse impasse, portanto, atinge em cheio os coadjuvantes da competição e aumenta o abismo entre as quatro forças do Estado com relação aos demais.

Ao contrário do que se dá em São Paulo, por exemplo, onde há uma penca de clubes classificados para as quatro divisões nacionais, o futebol do Rio sofre com a falta de referência quando não está em jogo esse seu quarteto popular.

Não há nenhum clube do Estado na Série B do Brasileiro e na Terceira Divisão apenas um representante: o Volta Redonda, que teve de se desdobrar em 2019 para não ser rebaixado.

Enquanto na elite o Rio reúne quatro clubes, o Estado de São Paulo tem cinco – os quatro maiores (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) e o Bragantino.

Na Série B, os quatro paulistas (Botafogo, Oeste, Ponte Preta e Guarani) dão uma goleada no Rio: 4 a 0.

Já na Série C, mais uma vez a vantagem é dos paulistas: 2 contra 1, com Ituano e São Bento no mesmo grupo do Volta Redonda.

Por fim, na Quarta Divisão o quadro não muda. O Rio vai ter três representantes na disputa – Bangu e Cabofriense, pela colocação no Carioca de 2019, e a Portuguesa, por ter vencido a Copa Rio ano passado. Os paulistas serão quatro na Série D: Novorizontino, Ferroviária e Mirassol, pela classificação do Estadual de 2019, e São Caetano, pela conquista da última edição da Copa Paulista.

Resumindo. No Brasileiro de 2020, juntando todas as divisões, São Paulo contará com 15 clubes e o Rio somente com oito. Como é no Estadual que os clubes do segundo e terceiro escalão do Rio tentam fazer um caixa para o ano todo, pode-se prever um 2020 bem mais difícil para todos eles.

Veja também: 

Fla lidera e times de SP entram no Top 5! Veja o ranking digital dos clubes:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade