Espanha sofre, vence Coreia do Sul nos pênaltis e vai às quartas
Uma das favoritas ao título do Mundial Sub-20, a Espanha classificou-se às quartas de final da competição nesta quarta-feira ao vencer a Coreia do Sul por 7 a 6, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação. A partida foi disputada em Manizales, Colômbia.
A seleção espanhola disputa uma vaga na semifinal contra o Brasil, que venceu a Arábia Saudita por 3 a 0, neste domingo, às 20h (de Brasília).
A Espanha, que venceu o Mundial Sub-20 em 1999, chegou às oitavas de final em primeiro lugar do Grupo C, com três vitórias em três jogos - venceu Equador, Costa Rica e Austrália.
Já a Coreia do Sul foi a terceira colocada do Grupo A - venceu apenas a seleção de Mali e perdeu para França e para a anfitriã Colômbia. A melhor participação da Coreia do Sul na competição foi em 1983, no México, quando chegou à semifinal.
O jogo
O primeiro tempo foi de leve superioridade da Espanha, que manteve a posse de bola e encurralou a saída dos sul-coreanos, mas não soube converter em gols as oportunidades criadas. A Coreia do Sul chegou pela primeira vez à meta espanhola apenas aos 19min, quando Younguk bateu firme e obrigou o goleiro Pacheco a espalmar para escanteio.
Logo em seguida, aos 21min, Rodrigo chutou de pé esquerdo, rente à trave de Donggeo. Aos 25min, o meia espanhol roubou a bola na intermediária. Rodrigo recebeu na entrada da área e tentou deslocar o goleiro, mas a bola foi para fora.
A Coreia chegou a equilibrar o jogo e a levar perigo a Pacheco na metade do primeiro tempo. A Espanha ainda respondeu aos 35min, com Tello.
O jogo prosseguiu morno na etapa complementar. A Espanha valorizava a posse de bola, mas não conseguia chegar com perigo, enquanto a Coreia se fechava e tentava os contra-ataques.
Aos 30min, em bola cruzada à meia altura na área, Rodrigo pegou de primeira, mas a bola desviou na zaga. Aos 41min, Koke arriscou de fora da área, assustando o arqueiro espanhol. A Coreia do Sul ainda pressionou no final do jogo e, no minuto seguinte, Amat cabeceou para fora.
Ambos os elencos sentiram o cansaço na prorrogação, que foi marcada por erros de passe e falta de precisão nas poucas finalizações. Tello, aos 4min, arriscou chute da direita, mas parou em Donggeon. Kyungjung, aos 9min, foi acionado em contra-ataque pela esquerda, mas não conseguiu dominar.
A Espanha ainda pressionou no segundo tempo da prorrogação e quase conseguiu a vitória no tempo regulamentar. Aos 3min, Vazquez chutou forte, mas Donggeon pegou. Aos 6min, Luna pegou em cheio da esquerda e mandou para fora.
Aos 8min, Isco bateu forte de fora da área e o goleiro não segurou. Vazquez dividiu com o arqueiro e o zagueiro sul-coreano salvou em cima da linha. O mesmo Vazquez, aos 10min, ainda cobrou bela falta, mas a bola pegou na junção entre a trave e o travessão.
Os pênaltis terminaram em empate por 4 a 4 - Koke, da Espanha, e Kije, da Coreia do Sul, perderam. Nas cobranças alternadas, Kyung Jung perdeu, selando a vitória espanhola por 7 a 6.
Ficha Técnica
Espanha 0(7)x(6)0 Coreia do Sul
Espanha: Pacheco; Mallo, Luna, Bartra e Romeu; Rodrigo (Recio), Canales (Vazques), Pacheco (Isco) e Amat; Koke e Tello. Técnico: Julen Lopetegui
Coreia do Sul: Dong Geon; Kim, Choi (Nam), Baek e Lee; Min, Lee, Kim e Yun (Kim); Moon (Jung) e Jang. Técnico: Kwang Jong Lee
Cartões amarelos
Espanha: Romeu
Coreia do Sul: Choi e Lee
Árbitro
Mark Geiger (EUA)
Local
Manizales (Colômbia)