Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção da Argélia

Seleção da Argélia

Favoritar Time

Entenda por que o filho de Zidane optou por jogar pela seleção da Argélia

Luca Zidane teve influência do avô na escolha pela equipe argelina

30 dez 2025 - 17h22
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Luca Zidane, filho de Zinedine Zidane, escolheu jogar pela seleção da Argélia como homenagem ao avô argelino, apesar da carreira e legado do pai na França, recebendo o apoio familiar para a decisão.
Luca Zidane em ação pela Argélia
Luca Zidane em ação pela Argélia
Foto: Torbjorn Tande/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images

Zinedine Zidane fez história com a camisa da seleção francesa, entre 1994 e 2006. Agora, 19 anos após o ídolo dos Les Bleus pendurar as chuteiras, o seu filho Luca Zidane, de 29 anos, iniciou sua trajetória em uma equipe nacional, mas, diferentemente do pai, o goleiro do Granada optou por representar a Argélia, onde o avô nasceu.

Embora o pai seja um dos maiores jogadores a vestir a camisa da França, tendo conquistado a Copa do Mundo de 1998 e a Euro de 2000, a escolha de Luca, que nasceu em Marselha, teve uma motivação familiar: o avô. 

“Quando penso na Argélia, me lembro do meu avô. Desde a infância, temos essa cultura argelina na família. Conversei com ele antes de jogar pela seleção nacional, e ele ficou extremamente feliz com esse passo. Toda vez que recebo uma convocação, ele me liga e diz que tomei uma ótima decisão e que está orgulhoso de mim”, disse ao canal BeinSports.

Antes de tomar a decisão definitiva em setembro deste ano, Luca atuou pelas categorias de base da seleção francesa. Sua carreira por clubes, porém, foi construída na Espanha, com passagens por Real Madrid, Racing Santander, Rayo Vallecano e Eibar, além do Granada.

Ao optar pela Argélia em homenagem ao avô, o goleiro também contou com o apoio do pai em sua decisão.

"Ele me apoiou. Me disse: 'Tenha cuidado, essa é sua escolha. Posso lhe dar conselhos, mas no final, a decisão final será sua'. Desde o momento em que o técnico e o presidente da federação entraram em contato comigo, ficou claro que eu queria ir e representar meu país. Depois disso, naturalmente conversei com minha família, e todos ficaram felizes por mim”, completou.

Quando entra em campo pela seleção argelina, o goleiro carrega o sobrenome “Zidane” nas costas. O mesmo não acontece em sua carreira por clubes, onde exibe apenas “Luca” no uniforme.

Com Luca em ação, a Argélia conquistou, com uma rodada de antecedência, a vaga nas oitavas de final da Copa Africana de Nações. O próximo jogo será nesta quarta-feira, 31, contra a Guiné Equatorial, pelo encerramento da fase de grupos. 

O goleiro também busca confirmar seu lugar na próxima Copa do Mundo. A Argélia está no Grupo J do Mundial, ao lado de Argentina, Áustria e Jordânia.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade