Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Sala de TV: Com Caique Aguiar, Sala de TV repercute a final de ‘A Fazenda 17’

David Moyes, um homem envolvido com seus clubes e admirado por Ferguson

9 mai 2013 - 16h37
(atualizado às 17h06)
Compartilhar

Novo técnico do Manchester United, o escocês David Moyes chegou ao topo do futebol inglês após passar uma década à frente do modesto Everton, onde sua dedicação e sucessos despertaram a admiração de sir Alex Ferguson.

O técnico dos 'Diabos Vermelhos' durante os últimos 26 anos classificou em março de 2012 como "milagroso" o trabalho de Moyes no clube da cidade de Liverpool, que parou de lutar pelo rebaixamento e passou a buscar e algumas vezes conseguir vaga nas competições europeias.

"Alguns treinadores conseguem fazer um grande trabalho com os recursos que têm, e David Moyes fez isso de maneira extraordinária", disse Ferguson, que queria que seu sucessor fosse capaz também de cuidar da base do United.

Ao longo de sua trajetória em Liverpool, Moyes, a quem Ferguson considera "um homem de grande integridade", demonstrou que é envolvido com o clube, preocupado com a formação de jogadores e com experiência em projetos a longo prazo.

O ainda treinador do Everton tem 50 anos e assinará por seis temporadas com os 'Diabos Vermelhos'. Foi ele quem comandou Wayne Rooney no início de sua carreira profissional até a transferência para o United, em 2004.

Quase dez anos depois, o técnico escocês seguirá o mesmo caminho que seu antigo pupilo e se reencontrará com ele no vestiário de Old Trafford.

Contudo, a relação entre Moyes e Rooney piorou em 2006, quando o jogador publicou em sua autobiografia trechos de conversas com seu antigo técnico, que o processou e ganhou o caso. Esse histórico fez com que crescesse na imprensa britânica os rumores que o atacante poderia buscar novos ares na próxima temporada.

O treinador escocês começou no mundo do futebol através de seu pai, um professor universitário que treinava o Drumchapel Amateurs, clube semiprofissional em que Moyes começou sua carreira e pelo qual Ferguson já havia passado anteriormente.

Em 1980, com 17 anos, foi atuar como zagueiro no Celtic. Pela equipe de Glasgow, foi campeão escocês em 1982 e jogou por três anos antes de ir atuar no Cambridge United.

Durante sua trajetória como jogador, que se encerrou em 1998 no modesto Preston North End, Moyes passou por sete equipes e disputou mais de 540 jogos oficiais. Aos 35 anos, ele iniciou a carreira como treinador no Preston, clube do condado de Lancashire.

O técnico devolveu a confiança que foi depositada nele conseguindo um acesso para a segunda divisão inglesa em seu terceiro ano no time e quase obteve uma vaga para a elite inglesa na temporada seguinte.

Seus feitos chamaram a atenção de equipes maiores, e em março de 2002 ele assumiu o Everton, que lutava contra o rebaixamento. Nesse ano, o treinador livrou a equipe da queda e iniciou uma reformulação no elenco, fazendo com que o clube passasse a ter objetivos maiores.

Com Moyes no comando, sem direito a um orçamento gigantesco, os azuis de Liverpool foram para a fase preliminar da Liga dos Campeões na temporada 2005/2006. Além disso, a equipe participou da Liga Europa (antes Copa da Uefa) nos três anos seguintes e em 2009 foi à final da Copa da Inglaterra, em que foi derrotada pelo Chelsea.

Nas últimas três temporadas, o Everton ficou entre os dez primeiros colocados, mas sem voltar a disputar torneios continentais. Na atual edição da 'Premier League', porém, a equipe ocupa a sexta posição, com duas rodadas para o fim do campeonato, e tem tudo para voltar à Liga Europa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra