Saiba quem é Luis Suárez, herói do "renascimento" uruguaio
- Rafael Thomé
Nesta sexta-feira, o Uruguai mostrou sua força e avançou às semifinais da Copa do Mundo, com participação decisiva de Luis Alberto Suárez Díaz. Uruguai e Gana empatavam em 1 a 1, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, quando os africanos conseguiram um escanteio no último minuto da prorrogação. Depois de bate-rebate na área, Adiyiah cabeceou para o gol e o atacante uruguaio tirou a bola com as mãos, em cima da linha. Gyan desperdiçou a cobrança da penalidade e a decisão foi para os pênaltis, com vitória dos sul-americanos.
Suárez, 23 anos, já havia feito história ao marcar dois gols e classificar o Uruguai às quartas de final de uma Copa do Mundo depois de 40 anos, na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Sul nas oitavas de final. Na ocasião, ele disse que o segundo tento anotado "foi o mais importante da carreira". Desta vez, o atacante acostumado à balançar as redes se consagrou ao realizar uma grande defesa, sendo expulso em seguida, e afirmou que "esta foi a expulsão mais importante da carreira".
Nascido em 24 de janeiro de 1987, o avante uruguaio começou sua trajetória no futebol aos 11 anos, quando saiu de Salto e foi à capital Montevidéu para ingressar nas categorias de base do Nacional. Lá ficou até sua estreia no grupo profissional, em maio de 2005, em uma partida contra o Atlético Junior de Barranquilla válida pela Copa Libertadores da América de 2005.
Na única temporada completa com a equipe, Luíz Suárez marcou 12 gols e ajudou o Nacional a se sagrar campeão uruguaio da temporada 2005/2006. O desempenho do jovem atraiu as atenções de olheiros estrangeiros, que rapidamente o levaram por apenas 500 mil euros para o Groningen, da Holanda, ainda em 2006.
No ano seguinte, o clube holandês não permitiu sua participação no Sul-Americano Sub-20, porém teve de ceder o jogador à seleção principal. O técnico Oscar Tabárez não teve medo de apostar no jogador de apenas 20 anos e o convocou para a partida que marcou sua estreia com a camisa celeste: vitória por 3 a 1 sobre a Colômbia, em amistoso realizado em Cúcuta. Assim como no jogo desta sexta-feira, Suárez foi expulso nos últimos minutos da partida contra os colombianos.
Depois de uma temporada no Groningen, onde marcou 14 gols em 35 partidas, o poderoso Ajax desembolsou 7,5 milhões de euros e contratou o atacante, que já marcou 66 gols em 82 partidas com a camisa vermelha e branca. Na seleção uruguaia, já são 16 gols em 31 partidas.
Na campanha do Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2010, Suárez recebeu do treinador a condição de titular, e correspondeu à altura, tendo marcado cinco gols ao longo da campanha que culminou com a calssificação do selecionado.
Porém, esses cinco gols não serão tão lembrados quanto os três gols marcados até agora na Copa do Mundo e a grande defesa, embaixo das traves, que "salvou a pátria" uruguaia e foi de suma importância para o avanço da equipe às semifinais do Mundial. O próprio Luis Suárez resumiu a importância deste momento fazendo uma referência a outro grande momento do futebol sul-americano: "agora a mão de Deus é minha".
Copa 2010 no celular
Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa