0
Logo do Copa do Brasil
Foto: terra

Copa do Brasil

Única derrota do Brasil em torneios oficiais no Rio foi o Maracanazo

7 jul 2019
08h40
atualizado em 9/7/2019 às 08h34
  • separator
  • 0
  • comentários

Diante do Peru, na final da Copa América, a Seleção Brasileira entrará no gramado do Maracanã defendendo uma invencibilidade histórica. A última e única derrota canarinha em jogos oficiais no lendário estádio aconteceu na Copa do Mundo de 1950, no que foi chamado de Maracanazo.

Naquele Mundial, 13 países foram divididos em quatro grupos e apenas os líderes passavam para o quadrangular final. Brasil, Uruguai, Suécia e Espanha avançaram, mas só os dois primeiros chegaram à rodada derradeira com chances de levantar o troféu. Coincidentemente, brasileiros e uruguaios iriam se enfrentar no Maracanã.

Para alegria dos quase 200 mil brasileiros que lotavam as arquibancadas do local, Friaça abriu o placar para o time de Flávio Costa, que jogava pelo empate para ser campeão, já no segundo tempo. O Uruguai, entretanto, igualou na sequência com Schiaffino e garantiu a vitória na reta final, através de Ghiggia, responsável por silenciar o estádio e um país inteiro naquele 16 de julho de 1950.

No total, a Seleção Brasileira entrou no gramado do Maracanã para partidas de torneios oficiais 34 vezes, válidas por Copas Américas, Minicopa de 1972 e Eliminatórias, além da Copa do Mundo de 1950, obtendo 26 vitórias, 7 empates e 1 derrota. Contando todos os jogos, são 76 vitórias, 23 empates e sete derrotas.

Buscando manter a invencibilidade que já dura quase 70 anos no palco carioca, o Brasil enfrenta o Peru, neste domingo, às 17 horas (de Brasília), valendo o título da Copa América.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade