PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Recordes da Copa das Confederações

15 jun 2017 - 18h38
Compartilhar
Exibir comentários

Confira os principais recordes históricos da Copa das Confederações, disputada pela primeira vez em 1992, na Arábia Saudita, e que em 2017, na Rússia, chega a sua décima edição:.

MAIS JOGOS DISPUTADOS: DIDA.

O goleiro Dida é quem mais vezes entrou em campo pela Copa das Confederações, com 22 jogos. O segundo colocado também é brasileiro, o zagueiro Lúcio, com 17.

MAIORES ARTILHEIROS: RONALDINHO E CUAUHTÉMOC BLANCO.

Ronaldinho Gaúcho e o mexicano Cuauhtémoc Blanco são, com nove gols cada, os principais artilheiros da Copa das Confederações. O maior goleador em uma única edição do torneio, com os sete que marcou em 1997.

MAIOR GOLEADA: ESPANHA 10X0 TAITI.

Na última edição da Copa das Confederações, em 2013, no Brasil, a Espanha bateu a frágil seleção de Taiti por 10 a 0. Fernando Torres foi o grande nome da partida no Maracanã, com quatro gols. David Villa, com três, David Silva, com dois, e Juan Mata, com um, completaram o placar histórico.

A goleada da tricampeã europeia no Rio de Janeiro, e a vitória do Brasil sobre a Arábia Saudita por 8 a 2 em 1999, no México, foram os dois jogos com mais bolas na rede na história da competição.

MAIOR CAMPEÃO: BRASIL, COM 4 TÍTULOS.

O Brasil, com quatro conquistas, é o maior campeão da Copa das Confederações. É também a seleção com mais jogos pelo torneio, com 33 (23 vitórias, cinco empates e cinco derrotas) e mais gols marcados, com 78. A zaga brasileira foi vazada 28 vezes.

CINCO CAMPEÕES EM NOVE EDIÇÕES.

Além do Brasil, com quatro títulos, outras quatro seleções sentiram o gosto de vencer a Copa das Confederações. A França é bicampeã, enquanto Argentina, Dinamarca e México têm uma taça cada. Dessa forma, são cinco triunfos da Conmebol, três da Uefa e um da Concacaf.

No total, foram 11 finalistas. Arábia Saudita, Austrália, Japão, Camarões, Estados Unidos e Espanha também estiveram na decisão, mas foram derrotados. Rússia, Portugal e Chile estarão na disputa pela primeira vez, e o número de participantes em toda a história chegará a 30.

BRASIL TAMBÉM MONOPOLIZA O PRÊMIO DE MELHOR JOGADOR.

Além de ser a maior campeã, a seleção brasileira também é a que teve o maior número de jogadores premiados com a Bola de Ouro da Copa das Confederações. Denilson em 1997, Ronaldinho em 1999, Adriano em 2005, Kaká em 2009 e Neymar em 2013.

GOL MAIS RÁPIDO: MUBARAK (EAU).

Hassan Mubarak, jogador dos Emirados Árabes, marcou o gol mais rápido do torneio. Em 1997, o então vice-campeão da Ásia venceu a África do Sul por 1 a 0, com gol aos 38 segundos do primeiro tempo.

O uruguaio Abel Hernández fez o segundo gol mais rápido, na goleada sobre o Taiti por 8 a 0, em 2013, balançando a rede com 1min16s. Na decisão de quatro anos atrás, Fred abriu o placar aos 1min33 na vitória do Brasil sobre a Espanha por 3 a 0.

RECORDE DE PÚBLICO: ESTÁDIO AZTECA, NA CIDADE DO MÉXICO.

Em 4 de agosto de 1999, 110 mil pessoas foram ao estádio Azteca, na Cidade do México, assistir à seleção anfitriã ficar com o título ao vencer o Brasil por 4 a 3 na final.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade