PUBLICIDADE

Copa Coca-Cola

Filme de 1939 está entre destaques futebolísticos do cinema

15 out 2012 - 07h25
Compartilhar

Jogadas incríveis, resultados inesperados, atletas polêmicos. Muitas das coisas que acontecem dentro do gramado poderiam ir parar em uma tela de cinema. Em alguns casos isso realmente acontece, como a vitória da Alemanha sobre a Hungria na Copa de 1954, que deu origem a "O milagre de Berna". Em outras, o futebol é apenas o pano de fundo que ajuda uma criança e se distrair de uma realidade difícill, como em "O ano em que meus pais saíram de férias". Confira abaixo estes e outros exemplos de produções cinematográficas sobre o esporte.

"Arsenal Stadium Mistery", de 1939, foi um dos primeiros filmes a falar de futebol
"Arsenal Stadium Mistery", de 1939, foi um dos primeiros filmes a falar de futebol
Foto: Getty Images

O ano em que meus pais saíram de férias

Tendo a Copa de 1970 como pano de fundo, o longa conta a história de um garoto que é deixado pelos pais na casa do avô por conta de perseguições políticas da ditadura militar. A direção é de Cao Hamburger, responsável pela famosa série televisiva infantil "Castelo Rá-Tim-Bum".

Heleno

O filme retrata a vida do jogador Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro. Craque do Botafogo nos anos 1940, o jogador também se destacava pela vida de exageros que levava fora dos gramados.

Arsenal Stadium Mistery

Rodado em 1939, é um dos primeiros filmes a ter o futebol em sua trama principal. Na história, um assassinato é cometido no estádio do Arsenal, principal time inglês na época. A produção contou com a participação de estrelas do time londrino, como Cliff Bastin e Eddie Hapgood.

Hooligans

Estrelado por Elijah Wood, o filme mostra um jovem que é expulso injustamente da Universidade de Harvard, vai para Londres morar com a irmã e se vê envolvido com o violento mundo das torcidas organizadas inglesas. Na trama, de 2005, o protagonista passa a frequentar os jogos com os hooligans do West Ham.

À Procura de Eric (Looking for Eric)

Dirigido por Ken Loach, que foi premiado com a Palma de Ouro em 2006, o filme mostra o carteiro Eric, que enfrenta problemas com a esposa e sente que sua vida está sendo desperdiçada. Ele passa, então, a ter ilusões onde recebe conselhos do ex-jogador de futebol Éric Cantona, que é interpretado pelo próprio atleta.

Penalidade Máxima (Mean Machine)

Um astro do futebol inglês acaba preso após manipular resultados e agredir um policial. Na cadeia, recebe o desafio de treinar um time formado por presos que irá enfrentar os guardas locais. No entanto, precisará conquistar a confiança de seus colegas de cela. A produção é estrelada por Vinnie Jones, que foi jogador profissional e capitão da seleção do País de Gales.

Maradona by Kusturica

Em 2008, o cineasta sérvio Emir Kusturica assumiu a difícil missão de contar a complexa história do craque argentino. E ele o faz em todos os aspectos, desde a genialidade em campo, até a problemática vida pessoal, passando por suas fortes posições políticas e pela igreja maradonista. A produção foi premiada no Festival de Cannes.

O milagre de Berna (Das Wunder von Bern)

A história da fantástica vitória da Alemanha sobre a Hungria na final da Copa de 1954 só poderia mesmo acabar no cinema. A produção de 2003 tem como principal personagem o alemão Helmut Rahn, que marcou dois gols na decisão, inclusive o da virada. Curiosamente, o craque morreu apenas dois meses antes do lançamento da produção, que foi um sucesso no país, alcançando a marca de seis milhões de espectadores.

Quer saber mais sobre a Copa Coca-Cola? Então, clique aqui e confira

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Publicidade