PUBLICIDADE

Copa América

Pesadelo! Brasil repete filme e cai para Paraguai nos penais

Assim como em 2011, Seleção foi superada pelos paraguaios na marca da cal e deu adeus à Copa América nas quartas de final

27 jun 2015 - 20h36
(atualizado em 28/6/2015 às 01h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Não tem apenas Alemanha, França e Holanda. A lista de carrascos recentes da Seleção Brasileira ganhou mais um integrante neste sábado, no Estádio Ester Roa de Pablo, em Concepción, no Chile. O modesto Paraguai, que já havia eliminado o Brasil nos pênaltis das quartas de final da Copa América de 2011, provou que um raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar e, incrivelmente, repetiu a dose. Diante de um time verde e amarelo sem atitude e o punido Neymar, venceu por 4 a 3 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal e despachou a Seleção pentacampeã mundial na mesma fase de quartas de final da Copa América. O sonho brasileiro de erguer o título continental acabou. Confira como foi a partida em detalhes aqui.

O resultado do jogo deste sábado, além de ter impedido a revanche bem sucedida da Seleção Brasileira, também vai privar do planeta um confronto daqueles. Simplesmente Brasil e Argentina se enfrentariam na semifinal da Copa América se os comandados por Dunga tivessem vencido. Porém, como o futebol não se restringe a nomes de jogadores, pesos de camisas e número de títulos, será o Paraguai quem desafiará o time de Lionel Messi na próxima terça-feira, às 20h30 (de Brasília), em Concepción. O vencedor desafiará Chile ou Peru, que duelam na segunda-feira, pelo título do torneio continental.

Paraguai eliminou o Brasil nos pênaltis neste sábado, em Concepción
Paraguai eliminou o Brasil nos pênaltis neste sábado, em Concepción
Foto: Nelson Almeida / AFP

Novamente sem poder contar com Neymar, que foi punido pela Conmebol e até já deixou o Chile para aproveitar as férias, a Seleção Brasileira entrou em campo com a mesma equipe que derrotou a Venezuela no último fim de semana. E os frutos da repetição de escalação foram colhidos apenas antes do intervalo. Apesar de não encantar, o time comandado por Dunga novamente apresentou força coletiva no primeiro tempo. Robinho e Firmino voltavam para ajudar no meio, Philippe Coutinho se enfiava entre os zagueiros paraguaios, Daniel Alves e Filipe Luís alternavam subidas ao ataque... Tudo começou de maneira bastante sincronizada.

E este entrosamento se refletiu no gol de abertura do placar, anotado por Robinho aos 14min. A bola passou por Fernandinho, Filipe Luís e Philippe Coutinho e rodou praticamente o campo inteiro até chegar a Daniel Alves, que deu linda assistência ao camisa 20. O Brasil não criou tanto daí para frente no primeiro tempo, mas pelo menos não levou sustos. O único lance que fez os torcedores prenderem a respiração foi ocasionado por falha pessoal de Jefferson, que errou tempo de bola e por pouco não foi traído pelo quique da bola em saída do gol.

Gol da Seleção Brasileira foi anotado por Robinho após linda jogada coletiva
Gol da Seleção Brasileira foi anotado por Robinho após linda jogada coletiva
Foto: Jorge Adorno / Reuters

Se o primeiro tempo foi muito tranquilo para a Seleção Brasileira, o mesmo não pode ser dito sobre a segunda etapa. A equipe comandada por Dunga perdeu ímpeto ofensivo e viu o Paraguai crescer no jogo. Bolas aéreas passaram a assustar Jefferson, que, em um momento, teve de fazer linda defesa após forte cabeçada de Paulo da Silva. Em outro, Thiago Silva meteu a mão na bola de maneira tola, e o Paraguai ganhou pênalti. Derlis González cobrou e empatou o jogo. O último semifinalista da Copa América teve de ser definido na marca da cal.

Jefferson acertou canto, mas não conseguiu defender cobrança de pênalti
Jefferson acertou canto, mas não conseguiu defender cobrança de pênalti
Foto: Jorge Adorno / Reuters

E, nos pênaltis, os vilões foram Éverton Ribeiro e Douglas Costa. Os meias-atacantes, que entraram em campo no segundo tempo, bateram para fora as suas cobranças, e a Seleção Brasileira foi embora de volta para casa de maneira precoce. Roque Santa Cruz também errou pelo lado paraguaio, mas Martínez, Cáceres, Bobadilla e González fizeram e classificaram o Paraguai à semifinal da Copa América. De nada adiantaram os acertos de Fernandinho, Miranda e Philippe Coutinho. O Brasil foi eliminado. Novamente.

De novo, Thiago Silva?

Há três meses, Thiago Silva foi o herói da classificação do Paris Saint-Germain às quartas de final da Liga dos Campeões contra o Chelsea ao fazer gol na prorrogação. O que poucas pessoas se lembravam, contudo, é que naquele jogo o defensor colocou a mão na bola e cometeu pênalti infantil. Este lance voltou à tona neste sábado, já que o defensor repetiu o erro e deu um tapa na redonda dentro da área em jogada quase idêntica àquela. O pênalti para o Paraguai também foi marcado e convertido, por Derlis González.Thiago Silva virou vilão.

Thiago Silva tocou com a mão dentro da área brasileira
Thiago Silva tocou com a mão dentro da área brasileira
Foto: Mariana Bazo / Reuters

Neymar: desfalque nas Eliminatórias

Após o polêmico duelo contra a Colômbia, Neymar foi suspenso de quatro jogos pela Conmebol. Este seria, por sinal, o número máximo de partidas que a Seleção Brasileira faria na Copa América dali para frente. Como o Brasil foi eliminado neste sábado, porém, restam dois jogos de sanção para o camisa 10 cumprir. Assim, como já foi explicado pela entidade sul-americana, Neymar ficará de fora dos dois primeiros compromissos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Em 25 de julho, a Conmebol começará a desenhar a tabela.

Neymar não jogará as duas primeiras partidas das Eliminatórias
Neymar não jogará as duas primeiras partidas das Eliminatórias
Foto: Martin Bernetti / AFP

Copa das Confederações? Só em 2021

A derrota deste sábado não somente eliminou a Seleção Brasileira da Copa América de 2015. Ela garantiu que o time verde e amarelo não participará da Copa das Confederações de 2017, na Rússia. Isto porque, como não ganhou a última Copa do Mundo e nem será o pais-sede do torneio, o Brasil só tinha como caminho o título da Copa América. E ele não veio. Desta forma, os pentacampeões mundiais estão fora da Copa das Confederações pela primeira vez desde que o torneio passou a ser chamado assim, em 1997.

Seleção Brasileira está fora da Copa das Confederações de 2017
Seleção Brasileira está fora da Copa das Confederações de 2017
Foto: Juan Mabromata / AFP

Que dedo, hein Dunga?!

Dois jogadores erraram cobranças de pênalti pela Seleção Brasileira neste sábado, em Concepción. E o detalhe é que a ambos foram colocados em campo por Dunga depois do intervalo. Douglas Costa, que isolou o seu penal, entrou no lugar de Willian no segundo tempo, quando o Brasil ainda vencia por 1 a 0, e Éverton Ribeiro, que bateu para fora, muito à esquerda, foi mandado à partida pouco antes do fim, substituindo a Robinho. Tudo indica que ele entrou só para cobrar a penalidade – já que o santista explicou em entrevista após a partida que queria ter participado da decisão por pênaltis. Que dedo, hein, Dunga?

Éverton Ribeiro entrou no final da partida e desperdiçou um dos pênaltis
Éverton Ribeiro entrou no final da partida e desperdiçou um dos pênaltis
Foto: Jorge Adorno / Reuters

Melhor assim?

O trauma do 7 a 1 é enorme. E, por isto, teve internauta comemorando a eliminação do Brasil para o Paraguai, neste sábado, ainda nas quartas de final da Copa América. O motivo? O duelo de semifinal seria contra a poderosa Argentina. Será que viria goleada?

Brasil 1 x 0 Paraguai – 14min do primeiro tempo - Daniel Alves recebeu com liberdade pela direita e cruzou. Robinho apareceu sozinho e completou para o fundo da rede

Brasil 1 x 1 Paraguai – 27min do segundo tempo - Cruzamento da direita e Thiago Silva colocou a mão na bola em disputa pelo alto. Pênalti para o Paraguai. Derlis González cobrou forte, no canto direito, sem chance para Jefferson.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade