Sorteio da Copa do Mundo 2026: saiba horário e onde assistir
Evento que define os 12 grupos do Mundial acontece nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília)
Em 2026, a Copa do Mundo contará com 48 seleções divididas em 12 grupos, definidos em sorteio realizado pela Fifa no dia 5 de dezembro de 2025, em Washington, com transmissão em diversas plataformas.
A Copa do Mundo de 2026 começa nesta sexta-feira, 5. Sim, você não leu errado. É hoje o sorteio que define os grupos do Mundial no próximo ano. O evento acontece em Washington (Estados Unidos), às 14h (horário de Brasília), e irá definir a composição as 12 chaves e o caminho até a grande decisão. Os locais e horários das partidas serão divulgados apenas no sábado, 6.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A transmissão será feita pela TV Globo, SBT sportv, CazéTV, da GE TV e da Fifa+. O Terra terá uma live especial a partir das 13h30 para acompanhar a definição dos duelos no portal, YouTube e no TikTok Terra Esportes com a participação de convidados especiais.
Como acontece o sorteio
Quatro potes, reunindo as 48 seleções que disputarão o Mundial, compõem o chaveamento. Cada grupo contará com quatro equipes, uma de cada pote já divulgados.
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europeia A, Repescagem Europeia B, Repescagem Europeia C, Repescagem Europeia D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2
Entre as regras estabelecidas pela Fifa, Argentina e Espanha não poderão se enfrentar na primeira fase, assim como França e Inglaterra.
Os quatro principais grupos estarão em chaveamentos opostos durante o mata-mata. Dessa forma, só se encontrarão na semifinal se terminarem em primeiro nos seus respectivos grupos. Caso isso não aconteça, o encontro só deve acontecer na final.
A estrutura da chave foi montada para que os quatro países não se enfrentem antes das semifinais. O objetivo é equilibrar o torneio, evitando que essas seleções se eliminem muito cedo.
Além disso, não será permitido que um grupo tenha mais de uma equipe da mesma região, com exceção da Uefa, que possui 16 representantes e pode ter até duas seleções no mesmo grupo.