PUBLICIDADE

Copa da Rússia

França assume topo do ranking da Fifa; Brasil é terceiro

Seleção francesa foi campeã do mundo na Copa da Rússia

16 ago 2018 - 10h24
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Jogadores da França erguem o troféu da Copa do Mundo 15/07/2018  REUTERS/Dylan Martinez
Jogadores da França erguem o troféu da Copa do Mundo 15/07/2018 REUTERS/Dylan Martinez
Foto: Reuters

A atual campeã da Copa do Mundo assumiu a liderança do ranking da Fifa, divulgado pela entidade nesta quinta-feira de manhã. Ganhando seis posições a partir de um novo método de cálculo, agora a França está à frente de Bélgica (2º), Brasil (3º), Croácia (4º) e Uruguai (5º). Esta é a primeira vez desde 2002 que os Bleus chegaram ao topo, a apenas três pontos do segundo colocado.

Um dos fatos que chama atenção é a posição da campeã de 2014, Alemanha: eliminada ainda na fase de grupos em 2018, perdeu 14 pontos e agora ocupa a 15ª colocação. A Itália, que não se qualificou para a competição da Rússia, figura na 21ª posição, atrás de Peru, País de Gales, Polônia e Holanda.

Ouça o podcast Terra Futebol:

Croácia, Uruguai, Inglaterra e Dinamarca integram agora o top 10, enquanto Argentina, Chile, a própria Alemanha e Polônia saíram da primeira parte da lista. O Brasil caiu uma posição, enquanto a seleção egípcia foi a que mais perdeu pontos (77), perdendo 20 posições. Dessa forma, os dez primeiros colocados são: França, Bélgica, Brasil, Croácia, Uruguai, Inglaterra, Portugal, Suíça, Espanha e Dinamarca (empatadas na pontuação). Para conferir a lista completa, clique aqui.

O novo cálculo da Fifa, aprovado pelo conselho em junho, dá maior peso às partidas oficiais, objetivando evitar manipulações do ranking, além de oferecer as mesmas oportunidades para todas as seleções melhorarem sua classificação. Um novo ranking será divulgado em 20 de setembro.

Veja também

Veja a última vez que seu time esteve na ponta do Brasileirão:
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade