vc repórter: drone sobrevoa obras na Arena da Baixada, em Curitiba
Alvo de polêmica em razão do atraso nas obras, a Arena da Baixada, estádio da sede Curitiba na Copa do Mundo 2014, teve cancelada, na semana passada, o jogo-teste que estava previsto para o dia 15 de fevereiro. Para conferir em que estágio está a obra, o designer Marcelo Araújo usou um drone e deu uma “espiada” nas instalações.
O drone, um equipamento de voo não tripulado, carrega consigo uma microcâmera de alta definição que pode fazer filmagens e fotografias. O aparelho usado por Marcelo alcança cerca de 1 quilometro de altura e funciona a base de baterias carregáveis que duram alguns poucos minutos. Pelas imagens filmadas no último domingo, é possível ver o campo parcialmente coberto pelo gramado, bem como a cobertura do estádio, que começou a ser instalada.
“Decidi filmar por curiosidade mesmo, já que a Arena está passando por toda essa polêmica sobre ficar pronto ou não para a Copa do Mundo. Quis ver como estão as obras por dentro e mostrar aos amigos”, relata. O vídeo ganhou as redes sociais e conta com milhares de visualizações.
Depois de uma visita da Fifa ao estádio, o secretário-geral da organização, Jérôme Valcke cobrou medidas das autoridades para que a cidade não fosse cortada da programação do mundial, já que a obra é a mais atrasada entre as 12 subsedes para a Copa.
A Arena da Baixada deveria ter ficado pronta em dezembro, mas, assim como outros cinco estádios da Copa, está atrasada. O prognóstico atual aponta para a conclusão das obras em maio, um mês antes do torneio.
Apesar da curiosidade, Marcelo conta que não é fã de futebol, nem tem um time de coração. “Sou fã mesmo é de rúgbi. Até iria a um jugo do Brasil, se tivesse a oportunidade. Mas os jogos que acontecerão aqui não me animam muito”, conta.
A primeira partida no estádio está marcada para o dia 16 de junho, quando Irã e Nigéria se enfrentam na estreia pela fase de grupos. Também acontecem na Arena as partidas Honduras x Equador, no dia 20 de junho, Austrália x Espanha, no dia 23 de junho, e Argélia x Rússia, no dia 26.
Marcelo Araujo, de São José dos Pinhais (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.