RS: nigerianos se despedem do Brasil com tarantela e vinho
Enquanto os músicos contratados para animar os turistas tocavam a tarantela, Ojay Obinami e Chinwe Obinami erguiam seus smartphones para registrar a cena incomum. O casal nigeriano, que mora em Nova York há dez anos, se deslocou de Porto Alegre para o Interior do Estado a fim de conhecer a região Uva e Vinho, que abrange 47 cidades da serra gaúcha.
A pouco mais de 100 quilômetros da cidade-sede, os municípios serranos são famosos por sua beleza e por ser o berço da imigração ítalo-germânica no País. Por conta da diversidade, a região tem sido procurada pelos estrangeiros como opção de passeio.
Um deles é a Maria Fumaça, trem a vapor do início do século XX. É um dos principais pontos turísticas da região e faz o trajeto entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, parando nas estações de cada uma dessas cidade. Nessa Copa do Mundo, foi procurada por argentinos, holandeses, franceses e até mesmo chineses, de acordo com a Giordani Turismo, empresa que explora o passeio. Na semana em que a Holanda jogou contra a Austrália no Beira-Rio, os vagões da Maria Fumaça receberam cerca de 40 australianos.
Apesar de não compreender a música italiana que contaminava o vagão onde estavam alojados, Obinami disse que já ouvira falar da composição, que é cantada e dançada. Ele não sabia, no entanto, que o nome da dança que supostamente remetia aos espasmos violentos provocados por causa do veneno da tarântula.
No ritmo da música, os dois batiam o pé no chão de madeira do trem e bebiam vinho servido em taças de plástico. Pelas janelas, a paisagem das pequenas cidades mostrava o tempo de chuva e neblina. Questionada se estava com frio, Chinwe respondeu: “Moramos em Nova York, então o Rio Grande do Sul não é frio para nós”.
O casal chegou a Porto Alegre no dia 23 de junho e depois seguiu para o Rio de Janeiro. Na segunda-feira, dia em que a Nigéria enfrentou a França e deixou a Copa, os dois também deixaram o Brasil – rumo aos Estados Unidos. Apesar de terem assistido somente a um jogo da seleção nigeriana, disseram ter ficado contentes com o aconchego proporcionado pelos brasileiros no jogo contra a Argentina.
“Foi legal saber que o Brasil estava torcendo por nós. Nos sentimos minoria no Beira-Rio”, disse Ojay.
Da serra gaúcha, levarão os vinhos comprados no Vale dos Vinhedos, outro famoso ponto turístico da região localizado em Bento Gonçalves e repleto de parreiras de uva, vinícolas e cantinas.
Supervisão: professora Anelise Zanoni.