PUBLICIDADE

Terra na Copa

Romário pede intervenção da Fifa contra Marin e insiste em CPI na CBF

22 mar 2013 - 15h34
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Romário pede ajuda à PF para investigar "corja" da CBF:

Como esperado, a polêmica entre o deputado federal Romário (PSB-RJ) e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, ainda vai render muita discussão. Enquanto o dirigente ainda não se manifestou de forma clara sobre o assunto, o ex-jogador manteve os ataques nesta sexta-feira.

<p>Marin segue alvo de acusações por conta de seu passado e de seu presente</p>
Marin segue alvo de acusações por conta de seu passado e de seu presente
Foto: Mowa Press / Divulgação

Em discurso na sessão plenária da Câmara dos Deputados, ele voltou a pedir que seja criada nova CPI para investigar a CBF, sugeriu que a Fifa faça uma intervenção no Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Munndo de 2014 e chegou a dizer que Marin tem um "linguajar de gangster".

Romário destacou que suas críticas se estendem a outros membros da diretoria da CBF: "as suspeitas de irregularidades não se esgotam no senhor Marin, mas se estendem à diretoria, em especial ao vice-presidente da CBF, Marco Polo del Nero. Em um linguajar típico de gangster, ele ameaça dois empresários e determina que nunca mencione seu nome, José Maria Marin, em negócios que parecem muito suspeitos diante do sigilo que se exige de todos", acusou.

Primeiramente Romário se manifestou sobre o assunto no Twitter. Ele divulgou um vídeo no qual supostamente Marin fazia declarações ríspidas para um grupo de pessoas. A discussão envolveria ainda o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo del Nero, e uma empresa responsável por administração de estádios e venda de ingressos. 

No discurso desta sexta-feira, Romário repassou as acusações e conclui insistindo com a instauração de nova investigação contra a CBF. "O que mais nos falta, senhor presidente, para que a CPI da CBF que protocolei no final do ano passado seja aprovada por Vossa Excelência?", questionou.

Romário publica vídeo polêmico e pede prisão de Marin:

"Os fatos estão aí, fartos como demonstrei, que sugerem a instauração imediata da CPI, a fim de que tenhamos clareza, transparência nas ações da instituição maior do nosso futebol e, principalmente, até que ponto a Câmara dos Deputados está sendo manipulada por essa quadrilha", disse o ex-atacante, lembrando que no vídeo a voz que seria de Marin cita que tem influência no congresso.

O deputado também pediu que a própria casa seja investigada para que seja averiguada a acusação de que há manipulação externa em suas ações. "Vinte e cinco anos depois de sancionada a nova Constituição Federal, símbolo maior da redemocratização brasileira, um sujeito que foi servil à ditadura, continua se manifestando como nos tempos em que esta Casa foi fechada pelo regime militar", comentou.

<p>Romário ajudou a divulgar vídeo polêmico no Twitter</p>
Romário ajudou a divulgar vídeo polêmico no Twitter
Foto: Twitter

Romário ainda aproveitou para pedir que a Fifa faça sua parte para que Marin deixe o comando da CBF e do COL. O deputado citou reportagem do jornal Valor Econômico que diz que a chefia da entidade que rege o futebol mundial já está insatisfeita com "sucessivos constrangimentos de Marin na presidência da CBF e do seu papel na organização da Copa”.

"Interessa ao Brasil passar essa imagem de relações institucionais promíscuas entre o poder executivo e uma quadrilha de negociatas que diz dominar o congresso? Assim, diante desse panorama, só resta apelar para que a poderosa Federação Internacional de Futebol (Fifa) intervenha no Comitê Organizador da Copa 2014", disse Romário.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade