PUBLICIDADE

Terra na Copa

Infraestrutura é o "ponto negro" do Brasil um ano antes da Copa, dizem franceses

12 jun 2013 - 17h22
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estádio do Maracanã teve problemas em sua reinauguração</p>
Estádio do Maracanã teve problemas em sua reinauguração
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A imprensa internacional tem percebido o que a população brasileira já desconfiava: o Brasil ainda não está pronto para receber a Copa do Mundo de 2014. Nesta quarta-feira, foi a vez do site 20 minutes destacar esse problema, com foco na infraestrutura do País. O texto escrito em francês informa que este é o "ponto negro" na organização do Mundial, principalmente por causa dos aeroportos.

O site francês até destaca a importância de realizar uma Copa do Mundo em um país no qual o futebol é importante. "Os brasileiros não inventaram o futebol, mas o transformou em uma forma de arte", explica. Porém, rapidamente aparece o tom crítico, que classifica como um "desafio" o ato de se locomover no Brasil, seja entre estados, cidades ou até bairros.

"Nas grandes cidades os engarrafamentos podem atingir até 200 km, as estradas estão em mau estado, aeroportos estão congestionados e os trens para passageiros nem existem", analisa o 20 minutes, que ainda admite alguns progressos feitos pelo governo brasileiro, mas em "ritmo glacial", de acordo com o site.

Outra área que tem evoluído é a segurança, principalmente no Rio de Janeiro. Isto é destacado, mas outros dados negativos também foram lembrados: "no Brasil foram registrados 40 mil homicídios por ano, de acordo com um estudo particular com base em dados do governo", disse o texto, que recorda outro dado negativo - as 12 cidades-sedes da Copa de 2014 têm nível "endêmico" de violência.

A raiz de todos esses problemas está no baixo investimento em infraestrutura, de acordo com o site francês. É isso que faz o Brasil crescer em um ritmo menor e ainda ter problemas econômicos. Há, inclusive, uma comparação: "o Brasil gasta cerca de 2% do PIB em infraestrutura, enquanto a China investe mais de 7%".

Copa das Confederações

<p>Parte da cobertura da Arena Fonte Nova foi rasgada recentemente</p>
Parte da cobertura da Arena Fonte Nova foi rasgada recentemente
Foto: Instagram / Reprodução

A preocupação dos franceses - e da imprensa internacional como um todo - não é apenas com a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá daqui um ano. A Copa das Confederações, que terá início neste sábado, já deve ter problemas, como "aeroportos estragados, sub-capacidade hoteleira e transporte caótico", de acordo com o site 20 minutes.

Fatos graves que já foram superados, como os atrasos nas entregas dos seis estádios e a cobertura rasgada na Arena Fonte Nova, também foram lembrados pelos franceses. Dessa forma, o próprio site comenta que se tornou inevitável os brasileiros brincarem em tom crítico: "imagina na Copa".

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade