
Com um gol aos 48min do segundo tempo, marcado por Fábio Coentrão, Portugal arrancou um empate por 3 a 3 com Israel, fora de casa, nesta sexta-feira, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014. O resultado diminui a pressão sobre a equipe, que segue em terceiro no Grupo F, mas terá o confronto de volta com os israelenses, em Lisboa, para tentar reverter a situação.
O resultado deixou os portugueses com oito pontos na chave - mesmo número de Israel, que leva a melhor no saldo de gols. A líder é a Rússia, que tem 12 pontos e 100% de aproveitamento com um jogo a menos. Completam a chave Irlanda do Norte (três pontos), Azerbaijão (dois) e Luxemburgo (um).
Os gols da equipe lusa foram marcados por Bruno Alves, Hélder Postiga e Coentrão, enquanto Hemed, Ben Basat e Gershon anotaram para os donos da casa. O astro Cristiano Ronaldo teve boa atuação individual, criando chances e chamando as jogadas, mas não conseguiu balançar as redes.
Portugal saiu na frente logo no início com um gol do zagueiro Bruno Alves, mas vacilos da defesa permitiram que os israelenses virassem a partida com jogadas rápidas. No segundo tempo, os anfitriões abriram 3 a 1 com um gol de Gershon de cabeça, após cobrança de escanteio. Mas os portugueses buscaram o empate: Postiga marcou após bela jogada de Cristiano Ronaldo, e Coentrão definiu a igualdade nos acréscimos após bate-rebate na área.
A rodada ainda se completa nesta sexta-feira com os duelos Luxemburgo x Azerbaijão e Irlanda do Norte x Rússia. Na terça, Portugal visita o Azerbaijão. Já o confronto direto com os israelenses em Lisboa acontece na penúltima rodada, em 11 de outubro. Somente o vencedor da chave se classifica diretamente para a Copa, enquanto o segundo tem chance de disputar a vaga na repescagem.