Conmebol admite erro da arbitragem em expulsão de Plata na partida entre Flamengo e Estudiantes; veja vídeo
Entidade divulgou um vídeo analisando o lance que deixou o Rubro-Negro com um jogador a menos no final do segundo tempo
Conmebol admitiu erro da arbitragem na expulsão de Gonzalo Plata durante a vitória do Flamengo sobre o Estudiantes na Libertadores, esclarecendo que o VAR não poderia intervir no lance.
A Conmebol, confederação sul-americana de futebol, disse que foi um erro o lance que terminou com a expulsão do flamenguista Gonzalo Plata na vitória do time carioca por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A entidade apontou que houve equívoco na decisão da arbitragem e reconheceu que o colombiano Andrés Rojas não deveria ter mostrado o cartão vermelho ao jogador, aos 36 minutos do segundo tempo, quando o Fla vencia por 2 a 0. A entidade divulgou um vídeo analisando a situação.
"O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão", informou a Conmebol.
A Confederação esclareceu ainda que o VAR, de acordo com o protocolo, não poderia intervir na situação, por se tratar de um lance de segundo cartão amarelo.
"Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir".
A entidade acrescentou ainda que os árbitros de vídeo avaliaram o lance e constataram que o zagueiro argentino acerta Plata fora da área. Caso fosse dentro, o que se configuraria pênalti, eles poderiam intervir na decisão. Entretanto, o VAR declarou: 'Aí não posso entrar'.
Ao fim do duelo, jogadores e comissão técnica do Rubro-Negro estavam revoltados, até pelo gol que a equipe tomou logo na sequência, assim que ficou com um jogador a menos. O diretor de futebol José Boto considerou o trabalho da arbitragem "escandaloso", enquanto o treinador Filipe Luis também foi duro nas palavras.
"Essa arrogância e essa prepotência do senhor Andres leva com que várias famílias hoje saiam daqui prejudicadas. Um trabalho todo sendo feito por um árbitro protagonista".
CONMEBOL SOLTA ANÁLISE SOBRE LANCE DE GONZALO PLATA E RECONHECE ERRO DE ARBITRAGEM!!!!
🎥 CONMEBOL pic.twitter.com/B6OBUJ9AsY
— Raisa Simplicio (@simpraisa) September 19, 2025