Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conmebol admite erro da arbitragem em expulsão de Plata na partida entre Flamengo e Estudiantes; veja vídeo

Entidade divulgou um vídeo analisando o lance que deixou o Rubro-Negro com um jogador a menos no final do segundo tempo

19 set 2025 - 13h17
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Conmebol admitiu erro da arbitragem na expulsão de Gonzalo Plata durante a vitória do Flamengo sobre o Estudiantes na Libertadores, esclarecendo que o VAR não poderia intervir no lance.
Lance que gerou a expulsão de Plata revoltou os flamenguistas
Lance que gerou a expulsão de Plata revoltou os flamenguistas
Foto: Gilvan de Souza/CRF - Legenda: Comentaristas de arbitragem avaliam expulsão de Gonzalo Plata em vitória do Flamengo / Jogada10

A Conmebol, confederação sul-americana de futebol, disse que foi um erro o lance que terminou com a expulsão do flamenguista Gonzalo Plata na vitória do time carioca por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores.

A entidade apontou que houve equívoco na decisão da arbitragem e reconheceu que o colombiano Andrés Rojas não deveria ter mostrado o cartão vermelho ao jogador, aos 36 minutos do segundo tempo, quando o Fla vencia por 2 a 0. A entidade divulgou um vídeo analisando a situação.

"O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão", informou a Conmebol.

A Confederação esclareceu ainda que o VAR, de acordo com o protocolo, não poderia intervir na situação, por se tratar de um lance de segundo cartão amarelo. 

"Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir". 

A entidade acrescentou ainda que os árbitros de vídeo avaliaram o lance e constataram que o zagueiro argentino acerta Plata fora da área. Caso fosse dentro, o que se configuraria pênalti, eles poderiam intervir na decisão. Entretanto, o VAR declarou: 'Aí não posso entrar'.

Ao fim do duelo, jogadores e comissão técnica do Rubro-Negro estavam revoltados, até pelo gol que a equipe tomou logo na sequência, assim que ficou com um jogador a menos. O diretor de futebol José Boto considerou o trabalho da arbitragem "escandaloso", enquanto o treinador Filipe Luis também foi duro nas palavras.

"Essa arrogância e essa prepotência do senhor Andres leva com que várias famílias hoje saiam daqui prejudicadas. Um trabalho todo sendo feito por um árbitro protagonista".

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade