Confira a lista de convocados por Ancelotti para os jogos de setembro da seleção; Neymar fica fora
Italiano comanda o Brasil em duelos frente ao Chile e à Bolívia pelas rodadas finais das Eliminatórias da Copa de 2026
O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira a lista de convocados para os jogos de setembro da seleção brasileira. Nas duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o time nacional vai enfrentar o Chile, no Maracanã (dia 4), e a Bolívia, em El Alto (dia 9).
O italiano chamou 25 atletas e efetuou nove trocas em comparação com a convocação anterior. Novamente, Neymar ficou fora. O treinador justificou a ausência pelo problema físico revelado nos últimos jogos. "O jogador que atua na seleção tem de estar 100% em sua condição física. Esse é um critério muito importante para nós. Há muita competição e, se o atleta não está 100%, não tenho problema nenhum em chamar outro", apontou Ancelotti.
O técnico da seleção reforçou que sua intenção ao fazer mudanças é conhecer melhor os atletas. Essa também é uma das justificativas para não convocar jogadores do Real Madrid, como Vinícius Júnior (suspenso do primeiro jogo), Rodrygo e Éder Militão.
O que mudou na convocação da seleção de maio para setembro?
Entre as novidades na convocação desta segunda estão: Douglas Santos (Zenit), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Caio Henrique (Monaco), Gabriel Magalhães (Arsenal), Andrey Santos (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), João Pedro (Chelsea), Luiz Henrique (Zenit) e Joelinton (Newcastle).
Apenas quatro atletas que atuam no futebol brasileiro foram chamados por Ancelotti, sendo dois do Cruzeiro (Fabrício Bruno e Kaio Jorge), um do Flamengo (Alex Sandro) e um do Corinthians (Hugo Souza).
Campeão mundial, o Chelsea vai ceder três jogadores para a seleção brasileira: o volante Andrey Santos e os atacantes João Pedro e Estêvão, que estava atuando no Palmeiras até o mês de julho.
Confira a convocação da seleção brasileira para os jogos de setembro
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians).
- Defensores: Alexsandro (Lille), Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma).
- Meias: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham).
- Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham).
Roteiro da seleção brasileira em setembro
Os 25 jogadores são esperados na Granja Comary, centro de treinamentos da CBF em Teresópolis-RJ, no dia 1º de setembro. A seleção ficará concentrada no local até o dia 8. Neste período, a única saída prevista será um pernoite do dia 3 para o dia 4, em que o time ficará hospedado no Rio para o jogo no Maracanã.
No dia 8, a delegação parte para a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra (altitude de apenas 400 metros em relação ao nível do mar). No dia 9, data do duelo com a Bolívia, a seleção sobe a serra rumo a El Alto (4.150 metros) apenas três horas antes de a bola rolar.
Como está a situação do Brasil nas Eliminatórias da Copa?
A seleção brasileira já está classificada para a Copa do Mundo. Garantiu a vaga na vitória sobre o Paraguai no mês de junho. Na mesma Data Fifa, o técnico Carlo Ancelotti fez sua estreia no comando técnico com empate sem gols diante do Equador.
Além do Brasil, Argentina e Equador têm lugar assegurado no Mundial de 2026. Estão em disputa três vagas diretas e uma na repescagem. Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e Bolívia estão no páreo.